Transp. Metropolitanos: Metrô inaugura dois balcões de informações aos usuários

Atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

qua, 14/09/2005 - 12h10 | Do Portal do Governo

O Metrô inaugura nesta quarta-feira, dia 14, nas estações Jabaquara e Paraíso, Linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), dois novos balcões de informações para o usuário. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Atualmente, já funcionam dois pontos de atendimento: nas estações Sé e Barra Funda.

Os atendentes que trabalharão nesses balcões são 22 jovens que, no Metrô, fazem parte do Programa de Educação para o Trabalho (PET). São nove moças e treze rapazes que foram treinados para o relacionamento com o usuário, desde o mês passado.

Todos são estudantes do ensino médio, com idades que variam de 18 a 21 anos, selecionados pelo Metrô de um cadastro organizado pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Dentro do PET, os jovens vão receber uma Bolsa Auxílio de R$ 152,00, cesta-básica, vale-transporte, auxílio para alimentação e um bilhete de serviço do Metrô e trabalharão em turnos de quatro horas.

Nos balcões, os usuários poderão conseguir informações sobre as redes operacionais do Metrô e da CPTM, a localização de ruas e de pontos de interesse próximos das estações, identificar quais os ônibus integrados nos terminais, entre outras orientações. A quantidade de informações prestadas pelos atendentes nos balcões de Sé e Barra Funda chega a 58 mil por mês.

Metrô completa 31 anos de operação comercial

No dia 14 de setembro de 1974, o Metrô realizava a primeira viagem comercial de sua história no trecho entre a estação Jabaquara e Vila Mariana, na Linha Norte-Sul (6,4 quilômetros de via), como era chamada então a Linha 1- Azul, que hoje vai da estação Jabaquara até a estação Tucuruvi. Naquela época, com uma frota de 4 trens, o intervalo era de 8 minutos entre as composições e eram realizadas 62 viagens por dia. A operação comercial começava às 9 horas e era encerrada às 13.

Neste ano, em 18 de agosto, o Metrô bateu recorde operacional com um intervalo de 109 segundos entre os 45 trens que circulam no horário de pico da manhã na Linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), atualmente com 20,2 quilômetros de extensão. Hoje, por dia, são programadas 954 viagens na Linha 1- Azul.

Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.