Transp. Metropolitanos: Metrô garante transporte gratuito aos portadores de necessidades especiais

Bilhete é de uso pessoal e intransferível

ter, 02/12/2003 - 17h51 | Do Portal do Governo

Para atender melhor os seus usuários, em particular as pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiência física), cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, o Metrô, empresa do Governo do Estado, garante o transporte gratuito, com o fornecimento do Bilhete Especial da Pessoa Portadora de Deficiência, que dá acesso gratuito ao sistema.

O Metrô lembra que esse bilhete é de uso pessoal e intransferível. Quando solicitado pelo funcionário da estação, o usuário deverá apresentar o documento de identificação cujo número está anotado no verso do bilhete. A utilização indevida deste bilhete pode acarretar a suspensão do benefício.

O Bilhete Especial da Pessoa Portadora de Deficiência tem validade de 180 dias e é renovável. A retirada deste bilhete é feita mediante a apresentação de laudo médico emitido pela Secretaria da Saúde, que tem validade de até dois anos.

Desde a sua implantação em 1992, o Metrô já emitiu 982 mil bilhetes especiais para Pessoas Portadoras de Deficiência. Atualmente, existem cerca de 94 mil bilhetes especiais desse tipo em circulação, que respondem por cerca de 730 mil entradas/mês no sistema metroviário.

Como Obter o Bilhete

Para a obtenção do benefício, o interessado deverá, primeiro, consultar o Disque-Saúde (1520), da Secretaria de Estado da Saúde, para saber qual o posto mais próximo da sua residência.

Nos 110 Postos de Saúde credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os interessados passarão por uma avaliação médica, que irá atestar ou não a sua deficiência. Se comprovada a incapacidade para o trabalho, a junta emitirá um laudo médico de concessão da gratuidade.

Com o laudo na mão, o interessado, munido de cédula de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho, deverá procurar o posto de emissão do Bilhete Especial que funciona na estação Tatuapé (linha 3-Vermelha), onde terá direito ao benefício, no ato. O posto atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

Vale lembrar que os Bilhetes Especiais do Metrô (do Idoso, do Desempregado, dos Portadores de Necessidades Especiais) são subsidiados pelo Governo do Estado, com dinheiro público, arrecadado por meio de impostos pagos pela população. ‘Anualmente, o Governo do Estado desembolsa R$ 120 milhões para pagar a gratuidade dos bilhetes especiais fornecidos pelo Metrô de São Paulo’, completa Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Dos Transportes Metropolitanos

M.J.