Transp Metropolitanos: Metrô é o transporte coletivo mais valorizado na metrópole de São Paulo

Pesquisa da ANTP constata que 92% dos Usuários o consideram Excelente/Bom

ter, 07/12/2004 - 14h07 | Do Portal do Governo

Com 92% de avaliação excelente/bom de seus usuários, o Metrô é o sistema de transporte coletivo preferido na metrópole paulistana.A constatação foi obtida pela pesquisa ‘Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo’, realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que reafirmou a liderança do Metrô como transporte coletivo mais bem avaliado.

Realizada anualmente desde 1985, esta mais recente pesquisa da ANTP foi feita em setembro último, pela LPM – Levantamentos e Pesquisas de Marketing, a partir de uma amostra probabilística representativa da Região Metropolitana de São Paulo. A enquete, domiciliar, entrevistou 2300 pessoas (1300 na Capital), com idade a partir de 16 anos, de todas as classes sociais.

As quatro linhas do Metrô lideram a avaliação

Com 92% de excelente/bom no geral, o Metrô também é líder absoluto na lista de melhores avaliações quando se observa a imagem de cada uma das suas quatro linhas em operação.A linha 2- Verde (Ana Rosa -Vila Madalena) ocupa o primeiro lugar da pesquisa, com 94% de excelente/bom.Em segundo lugar nas avaliações, a linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) obteve 93%. Em terceiro, ficou a linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com 91%.Na quarta posição, está a linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda), que é responsável pelo maior volume de transporte, com mais de 1,1 milhão de usuários diários, que obteve 87% de excelente/bom na pesquisa.

As avaliações foram feitas considerando como usuários do transporte aqueles que declararam ter usado a modalidade observada pelo menos uma vez nos últimos três meses.

A pesquisa da ANTP avaliou a imagem de todos os sistemas de transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo.Em ordem decrescente de percentual de excelente/bom para os usuários, a classificação foi a seguinte: Metrô ( suas quatro linhas ); ‘Passa-Rápido’ Pirituba-Lapa-Centro; corredor de ônibus metropolitano São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU; ônibus metropolitano em geral; ônibus municipais da Capital; trens metropolitanos da CPTM; e lotação não-regulamentado.À exceção desta última modalidade, de pior avaliação, todas as outras melhoraram ou mantiveram sua imagem junto aos usuários.

Outras avaliações

Esta edição da pesquisa da ANTP também avaliou outros assuntos considerados relevantes, direta ou indiretamente, na área do transporte coletivo.Entre eles, a situação das calçadas na Região Metropolitana de São Paulo.Quase 60% da população acha que as calçadas de seu bairro estão ruins ou péssimas.

Do Departamento de Imprensa do Metrô