Transp. Metropolitanos: Metrô e Museu da Pessoa prestam homenagem a São Paulo

Evento será nesta quinta-feira, dia 11

seg, 08/12/2003 - 18h07 | Do Portal do Governo

A estação Sé do Metrô e o Instituto Museu da Pessoa lançam, na próxima quinta-feira, dia 11, o calendário comemorativo aos 450 anos da cidade de São Paulo. A obra, apresenta, para cada mês de 2004, uma história marcante e foto do autor, trazendo depoimentos de cidadãos paulistanos de diferentes regiões, destacando detalhes e curiosidades do cotidiano da capital.

A seleção das histórias contidas no calendário privilegiou moradores da capital paulista, anônimos ou não, que construíram uma relação íntima com a cidade. Esses depoimentos representam um retrato da própria sociedade brasileira, a partir de São Paulo, revelando experiências de pessoas de diferentes classes sociais.

O evento de lançamento contará com duas atrações. Uma delas é o Museu que anda (cabine de captação de depoimentos), que é um mini-estúdio onde o público é convidado para gravar suas experiências, entre 12 e 20 horas, deixando suas impressões sobre a cidade de São Paulo ou o bairro onde mora.

A outra atração, chamada história ambulante, foi inspirada nos ‘homens-sanduíche’ que anunciam empregos e a compra e venda de mercadorias no centro de São Paulo. Trata-se de uma exposição itinerante, realizada por 10 atores que vestem painéis de personagens do acervo do Instituto Museu da Pessoa. Net, os mesmos que ilustraram o calendário.

Os atores foram treinados para contar a história da pessoa cuja imagem e textos eles carregam no seu painel, com pormenores da história da cidade. O público pode participar dessa exposição interagindo com cada performer.

O calendário será distribuído gratuitamente para os internautas que deixarem sua história no site da Instituição (www. museudapessoa.net) e para aqueles que derem seu depoimento na cabine de captação durante o lançamento.

Dos Transportes Metropolitanos

M.J.