Transp. Metropolitanos: Metrô dará início às obras da estação República da Linha 4

Avenida Ipiranga será parcialmente interditada no próximo domingo

qui, 08/09/2005 - 14h50 | Do Portal do Governo

A partir do próximo domingo, dia 11, a avenida Ipiranga, sentido Consolação, será parcialmente interditada, para início das obras da estação República da Linha 4-Amarela do Metrô. A medida, além de interferir na trânsito local, implicará em mudanças dos pontos de paradas de ônibus localizados na avenida Ipiranga e Praça da República.

O desvio do trânsito, implantado pela Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) em conjunto com o Metrô, tem cerca de 200 metros e vai da rua 7 de abril à avenida São Luiz (ver mapa anexo).

As interdições acontecerão em duas etapas. A previsão é que a primeira (da faixa esquerda) permaneça por cerca de oito meses, para as escavações do corpo da futura estação da Linha 4.

Para interferir o mínimo possível no trânsito local, a construção da estação República da Linha 4, a exemplo da estação Faria Lima, será feita pelo método chamado de invertido.

Nesse método, primeiro se faz as paredes da estação e, em seguida, a laje de cobertura (o teto da estação). Concluídas essas etapas, a área afetada é reaterrada e o viário recomposto e entregue ao trânsito.

Essa operação é feita por etapas, até a conclusão total da laje de cobertura da estação. Com a laje pronta e o viário liberado ao tráfego, homens e máquinas iniciam a escavação do corpo da estação sob a laje.

Mudança dos pontos de ônibus

Os pontos de parada de ônibus da avenida Ipiranga e da Praça da República também serão transferidos de local (relação anexa).

Todas as alterações de trânsito e pontos de parada de ônibus estão sendo informadas à população por meio de folhetos e faixas de trânsito que foram colocadas em pontos estratégicos da área.

Para obter informações sobre linhas de ônibus, ligue 156. Detalhes sobre as obras da Linha 4-Amarela do Metrô podem ser obtidas no Posto Butantã (rua MMDC, 324, tel. 3815-3397), e Posto Paulista (rua da Consolação, nº 2537A, tel. 3068-8684), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, exceto feriados, e pelo site www.metro.sp.gov.br, no link Expansão / Linha 4-Amarela.

Linha 4, a linha da integração

A Linha 4-Amarela, a linha da integração, estará interligada diretamente a três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente nas estações Luz, Paulista e República) e indiretamente à Linha 5 (Capão Redondo-Largo-Treze), por meio da integração com a linha ‘C’ da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, na estação Pinheiros. A demanda prevista para a Linha 4-Amarela é de cerca de 900 mil usuários/dia.

Departamento de Imprensa do Metrô