Transp. Metropolitanos: Integração livre entre Metrô e CPTM na estação Luz já beneficiou mais de 10

As transferências começaram no dia 26 de setembro do ano passado

qua, 24/08/2005 - 19h19 | Do Portal do Governo

A integração gratuita entre o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação Luz atingiu no sábado passado, dia 20, a marca de 10 milhões de transferências.

As transferências começaram no dia 26 de setembro do ano passado, com funcionamento inicial somente aos domingos. A integração diária foi implantada no último dia de novembro de 2004 e alterou a entrada de usuários na estação Luz, que passou de 23 mil para 70 mil atualmente, nos dias úteis. Desse total, cerca de 50 mil entradas são integrações livres.

Os usuários do Metrô com o uso de apenas uma única passagem podem ter acesso as linhas A, D e E da CPTM, que totalizam 148,5 km de extensão. Por sua vez, os usuários da CPTM podem ampliar seus deslocamentos com a integração para as linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha do Metrô, um total de 49,2 quilômetros.

Opções de locomoção

Com a interligação em Luz, o Expresso Leste, que opera em paralelo à Linha 3-Vermelha do Metrô, é uma alternativa a mais para aqueles que vão para a Zona Leste da Capital.

Um aspecto positivo da integração na estação Luz foi a melhor distribuição dos usuários no sistema metroviário, com mais conforto nas condições de viagem dos usuários da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), que apresenta carregamentos mais concentrados nos horários de ‘pico’ da manhã e da tarde.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.