Transp. Metropolitanos: Integração Centro duplica movimento da estação Luz do Metrô

Integração gratuita estabeleceu novo recorde de movimento

qua, 01/12/2004 - 18h02 | Do Portal do Governo

Ao encerrar a operação comercial de ontem, dia 30, às 0h30, a estação Luz do Metrô estabeleceu novo recorde de movimento, com 43.113 usuários. ‘Esses números são bastante significativos por tratar-se do primeiro dia útil da transferência gratuita entre o Metrô e a CPTM na Luz’, destaca o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos.

O aumento no número de usuários da estação Luz do Metrô originários da integração com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), confirma as previsões dos técnicos, que estimam uma queda no movimento de transferências gratuitas nas outras duas estações de interligação, Barra Funda e principalmente Brás. Com isso, haverá melhoria das condições de viagens dos usuários, com a disponibilização de mais lugares nos trens da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), que diferentemente das outras linhas do Metrô, apresenta carregamentos distintos, e mais concentrados, nos horários de ‘picos’ da manhã e da tarde.

Nesta terça-feira, dia 30, ainda no primeiro dia de integração gratuita, e comparando com a média de dias úteis do mês de novembro passado, a estação Brás registrou queda de 8,7% no movimento de transferências e a estação Barra Funda apresentou uma redução de 2,2%.

A expectativa é de que 50 mil pessoas passem a utilizar-se diariamente da nova instalação de transferência quando a melhoria estiver plenamente consolidada, dentro de 15 dias. ‘A previsão é que cerca de 35 mil pessoas deixem de fazer as suas transferências gratuitas da CPTM para o Metrô na estação Brás e de que 15 mil usuários da estação Barra Funda passem a fazer as conexões na estação Luz’, disse Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Complexo metroferroviário da Luz

A integração gratuita entre o Metrô e a CPTM no complexo da Luz proporcionará aos moradores da zona Leste, principalmente os usuários do Expresso Leste da CPTM (que opera, agora, de Luz a Guaianazes) , importante alternativa para quem tem como destino o Centro e as regiões Norte e Sul, que são atendidas pela Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi).

Linha 4 do Metrô

Em 2008, a importância do complexo metroferroviário da Luz deverá ser ampliada com a incorporação da Linha 4-Amarela do Metrô, atualmente em obras pelo Governo do Estado, entre a Luz e Vila Sônia (zona Oeste).

Com a liberação total da passagem subterrânea da estação Luz, a expectativa é de que o complexo metroferroviário formado no local pelo Metrô e pelas linhas A, D, E e B (em futuro próximo) da CPTM, concorra diretamente com a estação Sé do Metrô, por onde circulam cerca de 650 mil pessoas/dia.

A passagem de interligação entre os dois sistemas integra o projeto Integração Centro da CPTM, que prevê intervenções no trecho, de sete quilômetros de vias, entre as estações Brás e Barra Funda. A implantação deste projeto tem como objetivo promover a integração da malha metroferroviária no centro da Capital, facilitando o acesso dos moradores e trabalhadores, sobretudo das regiões Leste e Oeste, à área central da metrópole.

Orientação e reforço de pessoal

Com o objetivo de oferecer o melhor serviço e de facilitar a vida dos seus usuários, o Metrô reforçou o quadro de pessoal das áreas de atendimento direto ao público da estação Luz, como segurança e bilheterias. Nos horários de ‘pico’, a estação Luz, a exemplo das demais estações de transferência de linhas, contará com a Operação Plataforma, de orientação aos usuários no embarque.

Desde o último fim de semana, todos os usuários, inclusive os das outras linhas do Metrô, estão sendo informados, pelo serviço de som das estações, da liberação, também nos dias úteis, da passagem subterrânea (sem pagamento adicional de tarifa) na estação Luz.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.