Transp. Metropolitanos: Gratuidade no Metrô alcança 465 mil usuários

Objetivo é facilitar a vida de desempregados, idosos, portadores de necessidades especiais, estudantes e professores

sáb, 06/03/2004 - 17h09 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô assegura a gratuidade de 475 mil usuários no sistema graças aos R$ 123 milhões que o Governo do Estado destinou para a empresa no ano de 2004.

O público favorecido com este compromisso do Governo do Estado e do Metrô é formado por desempregados, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais incapacitadas para o trabalho e estudantes e professores.

Desempregados e Idosos

Os trabalhadores demitidos sem justa causa, estando desempregados no mínimo há um mês e no máximo há seis meses, e tendo trabalhado pelo menos seis meses no último emprego, podem, assim como também os idosos com 65 anos ou mais, solicitar seus bilhetes especiais no posto de atendimento (loja 1) da Estação Marechal Deodoro da Linha 3- Vermelha (Itaquera-Barra Funda). O atendimento é feito de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h30 às 16h.

No caso do desempregado, é importante levar o RG, Carteira Profissional com a respectiva baixa e o termo de rescisão contratual. Aos idosos é solicitado apenas o RG.

Pessoas com necessidades especiais

As pessoas portadoras de deficiências impedidas de exercer uma atividade profissional devem cadastrar-se no posto de distribuição de bilhetes especiais da Estação Tatuapé, portando laudo médico emitido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 1520.

Estudantes e Professores

Estudantes e professores são beneficiados com uma redução de 50% em relação à tarifa normal, bastando se cadastrarem junto à Companhia do Metrô, por intermédio da instituição de ensino que frequentam.

A gratuidade no Metrô alcança, até o momento, neste ano de 2004, 36 mil desempregados, 300 mil idosos, 70 mil pessoas portadoras de deficiência incapacitadas para o trabalho e quase 70 mil estudantes e professores.

Nos dias úteis de novembro do ano passado, último mês antes do início das férias escolares, a gratuidade correspondeu, em média, a 19% das entradas no sistema metroviário, significando 330 mil usuários de um total de mais de 1,7 milhão de pessoas.

‘A gratuidade praticada pelo Metrô é uma importante ação social, possibilitando a integração de muitos de nossos usuários na vida da cidade’, afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô