Transp. Metropolitanos: Exposição sobre o sindicalismo estará na Estação Brás

Usuários poderão conferir a mostra a partir do dia 6 de julho

ter, 28/06/2005 - 13h09 | Do Portal do Governo

A partir de 6 de julho, a exposição Trabalho e Sindicalismo no Brasil estará em exibição na estação Brás.

Os usuários que circulam diariamente pelo local terão a oportunidade de conferir uma mostra especial sobre a história do movimento sindical no Brasil.

Organizado pela Antonio Bellini Editora & Cultura, o trabalho envolveu criteriosa seleção e muita pesquisa: um vasto material catalogado, reunindo 96 fotos, 12 textos, quatro telas (reproduções), trechos de músicas, livros e artigos.

A primeira parada da exposição, nas dependências da CPTM, foi a Estação Hebraica-Rebouças, em abril. Depois, a mostra seguiu para a Estação da Luz, onde permaneceu em cartaz durante o mês de julho. No Brás, ficará até dia 24 – encerrando a temporada.

Conteúdo

Da escravidão no final do século XIX aos imigrantes que trabalhavam duro na lavoura, das atividades nas fábricas à transição política. Esses temas foram resgatados nas obras, mostrando no contexto como a ação sindical gradativamente ganhou força. E assumiu seu espaço legal, com reconhecimento da sociedade.

Além fatos ligados ao Golpe Militar, as greves no ABC paulista, nas décadas de 70 e 80, momentos importantes registrados nos governos de José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. E, é claro, as situações vivenciadas pelo sindicalista Lula, hoje o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos