Transp. Metropolitanos: Estações Mogi das Cruzes, Poá e Suzano completam 130 anos de história

Confira a história das estações

ter, 01/11/2005 - 12h18 | Do Portal do Governo

No domingo, dia 6, as estações Mogi das Cruzes, Poá e Suzano completarão 130 anos. Todas estão localizadas na Linha E (Luz-Estudantes) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ilustram a história da ferrovia na Região Metropolitana de São Paulo.

Em 1875, a Estação Mogi das Cruzes foi instalada numa cidade iniciada no século XVI. Em setembro de 1929, ganhou um novo prédio com duas plataformas. Na época, Mogi ficava na extremidade da linha de subúrbios da Central do Brasil, em São Paulo. A partir de 1984, a R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal) reformou completamente a estação, inaugurando em 20 de agosto uma nova edificação com mais três plataformas e a ampliação das duas existentes. A unidade conta com linhas de estacionamento de trens.

Com o objetivo de melhor atender os mais de 8 mil usuários que embarcam diariamente e os funcionários que realizam o trabalho operacional, a estrutura física passou por reformas, concluídas em maio deste ano. Foram executados serviços de pintura e paisagismo, instalados novos sanitários, bilheterias, bloqueio eletrônico e luminárias. Já as adequações funcionais – como rampas, banheiros especiais e comunicação sonora – permitem a acessibilidade de pessoas idosas, com deficiência de mobilidade ou problemas visuais.

Tudo isso conferiu à unidade de Mogi a denominação de Estação Referência. Porém, mais novidades virão. Em elaboração, um projeto básico prevê a construção de uma plataforma central, moderna e de layout arejado; nova Sala de Supervisão Operacional (SSO); piso podotátil para quem têm dificuldades de visão e novo espaço para a Sala de Segurança.

Poá

A história da Estação de Poá também teve início em 1875, com a construção da Estrada de Ferro do Norte ou E. F. São Paulo – Rio, a mesma da Estação Mogi das Cruzes. Na década de 20, um segundo prédio substituiu o original. Com os anos a estação passou a receber composições com passageiros. Em 1984, a edificação foi novamente reconstruída.

Está em andamento o projeto executivo para a modernização dessa unidade, que beneficiará usuários e funcionários. Entre as mudanças para atender às normas de acessibilidade da NBR 9050, a ligação entre o mezanino – que vai ganhar novo layout e funcionalidade – e as plataformas laterais será feita com elevadores hidráulicos. A passarela existente receberá rampa e gradil metálico. Com isso, os passageiros ganharão horizonte visual e segurança. As instalações receberão banheiros masculino e feminino para pessoas com deficiência que permitem o acesso e acompanhamento de pais ou responsáveis para auxiliá-las; novas bilheterias e salas de segurança e SSO.

Suzano

Construída no mesmo ano, a Estação de Guayó recebeu o nome Suzano em 1900, em homenagem a Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro residente da Central do Brasil. A cidade formou-se no entorno. Nos anos 70, um prédio moderno substituiu a antiga estação para ampliar os serviços.

Movimento

Por dia, circulam em média 19 mil passageiros na Estação de Suzano. Em Mogi das Cruzes e Poá, o número de usuários gira em torno de 9 mil.

A Linha E tem 50,8 km de extensão. São 24 km entre Luz e Guainazes e outros 26,8 km entre Guainazes e Estudantes, com tempo médio de percurso de 32 minutos e 36 minutos, respectivamente. Ao todo, os trens dessa linha transportaram em outubro 5.152.963 usuários.

Histórico

Este trecho da malha ferroviária foi inaugurado em 1875 (século XVIII) por iniciativa de fazendeiros do Vale do Paraíba, que construíram a Estrada de Ferro do Norte ou E. F. São Paulo – Rio, dando início a São Paulo Railway, que partia do Brás até a Penha.

Em 1877, a ferrovia foi ligada a E. F. D. Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro. Com a queda do império, em 1889, a ferrovia fluminense passou a chamar E. F. Central do Brasil e no ano seguinte unificou-se à E. F. do Norte. No ano de 1957 veio a incorporação pela R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal). Em 1998, optou-se pela suspensão do transporte turístico de passageiros entre São Paulo/Rio e a MRS Logística tornou-se a concessionária da linha. A antiga circulação entre subúrbios atualmente é realizada pela CPTM entre as estações Brás e Luz até Estudantes.