Transp. Metropolitanos: Estações Júlio Prestes, Barueri e Barra Funda comemoram 129 anos

Elas pertenciam à Estação de Ferro Sorocabana

qui, 08/07/2004 - 9h28 | Do Portal do Governo

Inauguradas em 1875, as estações Barueri, Barra Funda e Júlio Prestes, na linha B (Júlio Prestes-Itapevi) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), completam 129 anos neste sábado, dia 10. Elas pertenciam à Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a capital paulista à cidade de Sorocaba.

Júlio Prestes

A estação original foi chamada de São Paulo e ficava muito próxima da atual. O prédio de hoje foi erguido entre os anos de 1926 e 1938, para ser estação inicial da Estrada de Ferro Sorocabana, a principal via de transporte de café em São Paulo. O projeto da estação foi feito pelo arquiteto brasileiro Christiano das Neves.

Construída com estrutura de concreto e alvenaria de tijolos, no estilo Luis XVI, com muitas esculturas e detalhes, foi inspirada nas grandes estações norte-americana da Pensilvânia e de Nova York.

Em 1999, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo transformou o “grande hall” do edifício na Sala São Paulo, um auditório com excelente acústica, capacidade para 1.500 lugares, voltada aos concertos de música erudita. De grande inovação tecnológica, a sala comporta um teto ajustável por meio de painéis que garante a qualidade de som, criando ambientes acústicos para cada repertório executado.

Barueri

Barueri foi uma das primeiras estações da linha São Paulo-Sorocaba. Tornou-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da capital paulista com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Seu nome vem da Aldeia de Barueri, núcleo fundado no final do século XVI. Em 1926, a construção original foi demolida para a duplicação da linha tronco. A segunda estação construída nessa data também acabou no chão e, um terceiro prédio, existente até hoje, foi erguido em 1982.

Barra Funda

A estação Barra Funda da Sorocabana permaneceu por muitos anos como depósito e armazém de cargas, porque estava na região servida pela São Paulo Railway, que também tinha uma estação com o mesmo nome, destinada a passageiros. Em 1904, o prédio da Sorocabana foi refeito e, apenas na década de 20, começou com o atendimento ao público. No ano de 1987 foi construída a nova estação que hoje compartilha espaço com o metrô, além de abrigar um terminal municipal e uma rodoviária.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.