Transp. Metropolitanos: Estação Tatuapé da CPTM completa 24 anos de existência

Instalações foram modernizadas e atendem às normas de acessibilidade e conforto aos usuários

seg, 31/10/2005 - 13h25 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 5, a Estação Tatuapé da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completa 24 anos. Inaugurada em 1981 pelo então Ministro dos Transportes, Eliseu Resende, a nova unidade substituiu a Estação Clemente Falcão e fez parte da expansão da Linha Vermelha do Metrô, com a qual divide as instalações.

Atualmente, a Estação Tatuapé é ponto de referência na região e integra as linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana), com uma média de 18 mil passageiros transportados em dias úteis, somando-se os dois ramais – 11,5 mil na Linha E e 6,5 mil na Linha F. Por mês, o número de usuários chega a aproximadamente 416 mil. São 266 mil na Linha E mais 150 mil na Linha F.

Nessas duas décadas, suas instalações foram modernizadas e atendem às normas de acessibilidade e conforto aos usuários, principalmente àqueles que portam deficiência ou restrição de mobilidade. A estação conta com dois elevadores e seis escadas rolantes, divididos igualmente entre as duas linhas. Com as facilidades de acesso chega-se também ao terminal municipal de ônibus e ao Shopping Metrô Tatuapé.

Histórico

Este trecho da malha ferroviária começou a ser edificado em 1869 (século XVIII) por iniciativa de fazendeiros do Vale do
Paraíba, que construíram a Estrada de Ferro do Norte ou E. F. São Paulo – Rio, abrindo o primeiro trecho da São Paulo Railway, que partia do Brás até a Penha.

Em 1877, a ferrovia foi ligada a E. F. D. Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro. Com a queda do império, em 1889, a ferrovia fluminense passou a chamar E. F. Central do Brasil e no ano seguinte unificou-se à E. F. do Norte. No ano de 1957 veio a incorporação pela R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal). Em 1998, optou-se pela suspensão do transporte turístico de passageiros entre São Paulo / Rio e a MRS Logística tornou-se a concessionária da linha. A circulação entre subúrbios, existente desde os anos vinte no ramal, continua atualmente a ser operado pela CPTM entre as estações Brás e Luz até Estudantes.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.