Transp. Metropolitanos: Estação Tamanduatéi instala telefone para deficientes auditivos

Aparelho é o 29º a ser instalado nas estações da empresa

qui, 13/10/2005 - 17h51 | Do Portal do Governo

Passageiros da CPTM, portadores de deficiência auditiva, têm mais um telefone exclusivo à disposição, agora na Estação Tamanduatéi, da linha D (Luz-Rio Grande da Serra). O aparelho, denominado Telecomunication Device for the Deaf (TDD), equivalente a telecomunicação para surdos, é o 29º a ser instalado nas estações da empresa. Ficam nas áreas pagas, próximos às linhas de bloqueio e salas de chefia. A localização visa a inibir a ação de vândalos e facilitar o acesso dos que realmente necessitam utilizar o serviço.

Luz, Barra Funda, Água Branca, as duas da Lapa (Linhas A e B), Vila Clarice, Francisco Morato, Tatuapé, Corinthians – Itaquera, Guaianazes, Mogi das Cruzes, Mooca, Ipiranga, São Caetano, Prefeito Saladino, Santo André, Mauá, Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças, Pinheiros, Cidade Universitária, Villa Lobos – Jaguaré são as demais estações que dispõem do aparelho. Jundiaí, Pirituba e Piqueri, situadas na Linha A (Luz-Francisco Morato), serão as próximas a recebê-lo.

Modo de uso – Lançado em 2001, o TDD tem teclado e pequeno monitor de cristal líquido. Pode se interligar a outro telefone igual: fixo, convencional ou até mesmo a celular. Nos dois últimos casos, digitando o número 142, a comunicação é intermediada pela telefonista da operadora de telefonia local. Para a pessoa deficiente se comunicar com alguém sem deficiência auditiva ou de voz, basta discar 142. Uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Esse, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde por mensagem escrita. O usuário pode, também, receber chamadas, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 142 e informe o número do TDD.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM