Transp. Metropolitanos: EMTU/SP investe em novas estações de embarque

Estações terão abrigo, banco, lixeira e comunicação visual com a denominação do local

ter, 08/11/2005 - 13h48 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP implantará, até o final deste ano, cerca de 50 novas estações de embarque no sistema intermunicipal de ônibus da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O modelo de concreto é o mesmo adotado no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente por conta da sua durabilidade. Com 18 anos de utilização, estes equipamentos instalados no sistema continuam em ótimo estado de conservação. As estações terão abrigo, banco, lixeira e comunicação visual com a denominação do local.

Cada estação de embarque pode ter um ou mais módulos de abrigo, dependendo da quantidade estimada de passageiros que utilizará o local. A instalação dos equipamentos depende de autorizações concedidas pelas prefeituras. Além da demanda da área, levaram-se em conta outros fatores para determinar a localização das estações de embarque, como a viabilidade técnica e o tratamento de determinados eixos de transporte.

Em uma segunda etapa, as estações de embarque que estão em implementação nos municípios de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá terão piso tátil, que auxiliará as pessoas portadores de deficiência visual por meio de relevos, além de acesso em rampa, banco, lixeira, comunicação visual no padrão metropolitano e calçada com 28 cm de altura que facilitará o embarque e desembarque dos usuários.

Estes municípios particularmente estão incluídos no Programa de
Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – PRO-PÓLOS da EMTU/SP, cujo objetivo é melhorar a acessibilidade e conforto dos usuários do Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano.

Assessoria de Imprensa da EMTU