Transp. Metropolitanos: EMTU/SP investe em novas estações de embarque

Previsão é de 122 novas estações até o final do ano

qui, 06/10/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP implantará, até o final deste ano, 122 novas estações de embarque no sistema intermunicipal de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. O modelo de concreto é o mesmo adotado no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, principalmente por conta da sua durabilidade. Com 18 anos de utilização, estes equipamentos instalados no sistema continuam em ótimo estado de conservação. As estações terão abrigo, banco, lixeira e comunicação visual com a denominação do local. De acordo com o espaço disponível serão instalados modelos simples (com apenas um módulo) ou estações maiores com dois ou três módulos.

A instalação dos módulos depende das autorizações concedidas pelas prefeituras. A demanda de passageiros, a viabilidade técnica para implantação e o tratamento de determinados eixos de transporte foram
aspectos relevantes para a escolha dos locais.

As estações de embarque que serão implementadas nos municípios de Arujá, Santa Isabel, Caieiras, Santa Barbara D’Oeste e Cajamar terão piso tátil, que auxiliará portadores de deficiência visual, por meio de relevos, além de acesso em rampa, corrimão para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, banco, lixeira, comunicação visual no padrão metropolitano e calçada com 28 cm de altura que facilitará o embarque e desembarque dos usuários. Estes municípios particularmente estão incluídos no Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – PRO – PÓLOS da EMTU/SP, cujo objetivo é melhorar a acessibilidade e conforto dos usuários do Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano.

Cronograma de implementação na RMSP

Locais RMSP (150 módulos)*
Estações:

Cajamar, 6
Carapicuíba, 5
Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, 17
Taboão da Serra, 9
Embu, 2
Rod. Pres. Dutra (São Paulo, Guarulhos, Arujá), 34
Rod. Raposo Tavares, 1
Rod. Régis Bittencourt (São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra,
Juquitiba), 48
Total RMSP, 122

*Em cada estação de embarque pode haver um ou mais módulos

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP