Transp. Metropolitanos: EMTU/SP apresenta Corredor Noroeste para indústria imobiliária

Será nesta quarta-feira, dia 28, às 18h30

qua, 28/09/2005 - 10h24 | Do Portal do Governo

O presidente da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes, foi convidado para apresentar, nesta quarta-feira, dia 28, às 18h30, o projeto do Corredor Metropolitano Noroeste ao segmento da indústria imobiliária da Região Metropolitana de Campinas.

O encontro será com os diretores das sete entidades mais representativas deste setor, o chamado Grupo G7 formado pelas entidades HABICAMP, SINDUSCON, SECOVI, AREA, AEAC, AEO e ABEA.

‘Esta é mais uma oportunidade de apresentar à sociedade civil organizada este projeto tão importante para Região Metropolitana de Campinas, que propiciará mais conforto e segurança aos clientes do transporte metropolitano, além de estimular o desenvolvimento urbano planejado.’, declara Lopes.

Corredor Metropolitano Noroeste

O Corredor Metropolitano Noroeste terá 37 km de extensão e atenderá sete municípios da Região Metropolitana de Campinas – RMC: Campinas, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Americana com interligação a Monte Mor e Santa Bárbara D´Oeste.

Esta região concentra cerca de 70% da demanda de passageiros do sistema intermunicipal. O corredor faz parte da lista de 47 projetos estratégicos de todo o Estado de São Paulo.

Características

Ao longo do Corredor Metropolitano Noroeste haverá faixas exclusivas para o transporte coletivo pela qual circularão linhas expressas e semi-expressas, operadas por cerca de 200 ônibus que transportarão em média 3,5 milhões de passageiros por mês.

Prioridade para o transporte coletivo

Os objetivos principais desse novo sistema é priorizar o transporte
coletivo, propiciando mais segurança, redução do tempo de viagem, conforto nos deslocamentos dos passageiros metropolitanos, além de diminuir o consumo de energia e, ainda, permitir a reestruturação do sistema de transporte coletivo regional.

O projeto será implantado em três etapas. Os dois primeiros trechos,
que ligarão Campinas a Hortolândia, com integração em Monte Mor (lote1), e Hortolândia e Sumaré (lote2) deverão ser entregues em 2006. A terceira etapa (lote 3) incluirá a ligação entre Sumaré, Nova Odessa e Americana, além da interligação com Santa Bárbara D´Oeste.

Financiamentos ou parcerias

A EMTU/SP está em fase de conclusão dos estudos de viabilidade econômica do projeto (concessão ou Parceria Público-Privada) que serão apresentados ao Conselho do PED – Programa Estadual de Desestatização.

Próximos passos

Os projetos de engenharia do lote1 já estão concluídos, assim como os estudos para obtenção da licença ambiental prévia, que aguarda apreciação do CONSEMA.

Estão em estágio avançado de desenvolvimento os projetos de engenharia e estudos para licença ambiental dos lotes 2 e 3.

A EMTU/SP firmou convênio com os seis dos sete municípios envolvidos no projeto. Falta apenas o município de Nova Odessa que deve encaminhar à âmara Municipal a minuta de convênio com a EMTU/SP para aprovação do legislativo.

Data: 28/09/05
Horário: 18h30
Local: Av. José Bonifácio Nogueira Coutinho, 150
Vila Madalena – ao lado do Shopping Galeria

Assessoria de Imprensa da EMTU/SP