Transp. Metropolitanos: EMTU/SP adota metodologia da Agenda SP 21

Objetivo de propiciar à gestão mais transparência, eficácia e garantia de resultados positivos

seg, 23/08/2004 - 18h53 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos é a primeira estatal a adotar a metodologia da Agenda SP 21 para o acompanhamento dos projetos prioritários da empresa, com o objetivo de propiciar à gestão mais transparência, eficácia e garantia de resultados positivos.

Os trabalhos de implantação da Agenda EMTU 21 começaram em dezembro de 2003 e em maio deste ano formou-se oficialmente o Comitê Gestor composto pelos três diretores (Presidente, de Assuntos Corporativos e de Gestão Operacional), além do Ouvidor e os oito gerentes da empresa. O Comitê definiu as diretrizes da Agenda EMTU 21, indicou os primeiros projetos que deveriam integrar o programa e seus respectivos dirigentes e gestores, além de designar os membros que formaram o NAC – Núcleo de Apoio ao Comitê.

O NAC ficou responsável pela implementação desta ferramenta na EMTU/SP, definindo as normas e o formato do sistema dentro da metodologia que também é utilizada hoje pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura e pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, da qual a EMTU/SP é vinculada. A linguagem é bem semelhante à utilizada por diversas entidades financeiras, o que pode ser considerado um facilitador nas eventuais negociações para obtenção de recursos pela empresa. O desenvolvimento deste trabalho teve o apoio da Secretaria de Estado da Casa Civil.

Por meio da Intranet da EMTU/SP as pessoas habilitadas pelo NAC conhecerão detalhadamente os principais projetos da empresa, seus objetivos, planos de ação e outras informações. O gestor de cada projeto será responsável pela atualização dos dados que estarão no ar. Além disso, haverá na página um fórum de discussão para sugestões e esclarecimentos de dúvidas.

Assessoria de Imprensa da EMTU

M.J.