Transp. Metropolitanos: CPTM realiza exposição sobre o folclore brasileiro

Será no Espaço Cultural da Estação Brás

qui, 01/12/2005 - 15h37 | Do Portal do Governo

Quem deseja relembrar ou levar os filhos para conhecer personagens da mitologia brasileira e da cultura de raiz – ligada ao interior – não pode perder a exposição inédita e gratuita Saci e Seus Amigos. Promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em parceria com a Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), no Espaço Cultural da Estação Brás.

Durante um mês, os usuários do sistema de trens poderão curtir a riqueza do folclore brasileiro, com seus mitos e lendas. A Sosaci – organização não-governamental (ONG), de São Luiz do Paraitinga (SP) – apresenta 25 painéis com desenhos do Saci Pererê junto a figuras como Curupira, Iara, Boto, Cuca, Mula sem Cabeça e Boitatá.

Todas as criações são assinadas por desenhistas e ilustradores renomados, entre eles Roger Cruz (que desenha os quadrinhos X-men, Wolverine e Homem-Aranha, Surfista Prateado e Hulk), Paulo Pina (especializado em animação e game design) e Marcelo Caribé (com peças publicadas em revistas de circulação nacional, livros infantis e didáticos).

Na sexta-feira (02/12), mais 30 desenhos da exposição A Arte do Saci serão adicionados ao acervo exposto. Todos trabalhos de cartunistas de peso como Ziraldo, Chico Caruso e Marcelo Campos, que em 2004 percorreram bibliotecas do País.

‘O intuito é promover o resgate e a valorização da mitologia brasileira, estimular seu estudo e a retomada das histórias caipiras’, diz Ana Maria Xavier, membro do Conselho da Sosaci, que contribuiu para a instituição do Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro na capital e outros pontos do Estado de São Paulo, como São Luiz do Paraitinga. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, pretende tornar a data nacional em substituição ao Halloween americano.

Para Rodrigo de Assis, da Gerência de Comunicação e Marketing da CPTM, ‘essa é uma oportunidade para os usuários dos trens conhecerem um pouco mais do nosso rico folclore e se divertirem relebrando a infância’.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transp. Metropolitanos