Transp. Metropolitanos: CPTM homenageia Dia do Nordestino com ‘trem do forró’

Evento será realizado no próximo sábado, dia 8

qui, 29/09/2005 - 15h28 | Do Portal do Governo

Uma viagem diferente e cheia de animação no Dia do Nordestino,
comemorado no próximo sábado, dia 8. É o que promete a CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em uma das composições do Expresso Leste, na Linha E (Luz-Guaianazes).

No trem que partirá às 10h30 da Estação Guaianazes, com destino ao Brás, grupos de forró, especialistas em literatura de corde e no repente (cantoria de desafio) realizarão apresentações ao longo do percurso. Em cada carro, haverá pelo menos uma atração. E no desembarque, por volta das 11h30, o evento continua na Estação Brás, onde todos se apresentam novamente no
Espaço Cultural.

O destaque é o Trio Virgulino, que ‘abre-alas’ apadrinhando o evento. Formado há 25 anos, o grupo é reconhecido em todo o País pela disseminação do ritmo, principalmente o chamado ‘forró pé-de-serra’. ‘Não poderíamos deixar de homenageá-los nessa data, pois simbolizam o sucesso desse som tão brasileiro’, diz Rodrigo Assis, coordenador do evento.

Os ‘forrozeiros’ e demais artistas são jovens e foram escolhidos justamente com o propósito de estimular o trabalho. São eles: Flor de Mandacarú, Forro Charanga, Brasas do Nordeste, Trio Amizade e Princesinha do Nazaré – todos grupos de forró; Sebastião Marinho (repentista) e Costa Sena (cordelista).

O evento é uma iniciativa da CPTM em parceria com o DACH Departamento de Artes e Ciências Humanas), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Cultura na CPTM

Com o objetivo de proporcionar momentos de lazer a seus usuários, a CPTM promove, regularmente, diferentes eventos no campo cultural, gratuitos para os usuários do sistema. No caso de pessoas que utilizam outros meios de transporte para chegar às estações, é necessário adquirir um bilhete unitário no valor de R$ 2,10. As estações funcionam diariamente, das 4h à meia-noite.

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.