Transp. Metropolitanos: CPTM estende processo de informatização às bases de manutenção e operação

Parte da infra-estrutura é realizada com material e mão-de-obra da própria companhia

sex, 26/08/2005 - 13h37 | Do Portal do Governo

Depois das estações, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) agora concentra esforços para informatizar suas bases de manutenção. Iniciado no final de 2004, o trabalho consiste na instalação de 320 pontos para acesso à rede corporativa, distribuídos por vários locais, operação que envolveu as gerências de Tecnologia da Informação (GFI), de Manutenção de Instalações Fixas (GOF) e de Manutenção de Material Rodante (GOR).

Entre os pontos instalados incluem-se as 83 estações, que também atendem às equipes das áreas de Manutenção. Segundo estimativas da GFI, ainda falta dotar de micros conectados à rede CPTM aproximadamente 80 locais, como as subestações de energia das Linhas A/D e E/F, pátios e bases de manutenção.

A iniciativa também vem ao encontro das necessidades decorrentes da implantação do Sistema de Controle de Componentes de Giro, criado para realizar o cadastro, movimentação e contabilização de todos os equipamentos passíveis de reparo na companhia. Com os micros ligados em rede nas bases de manutenção, o controle da movimentação de equipamentos pode ser feito em tempo real.

Boa parte da infra-estrutura é realizada com material e mão-de-obra próprios. No caso das oficinas e abrigos (Presidente Altino, Lapa, Luz e Engenheiro São Paulo), ficou por conta dos profissionais do Departamento de Manutenção do Material Rodante (DORM), em conjunto com o Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos (DOFE). Nas estações e bases de Manutenção, Segurança, Maquinista, Subestação e Rede Aérea, equipes de Telecomunicações e Sinalização do DOFE auxiliaram nos trabalhos.

A economia para a empresa ultrapassa R$ 200 mil, considerando os valores cobrados por empresas terceirizadas. Segundo Jair dos Santos, analista de sistemas de informática da GFI, e um dos coordenadores do programa, com o término do serviço, praticamente todos os locais estratégicos da CPTM estarão informatizados.

De acordo com Eurico Batista Ribeiro, gerente de Manutenção de Material Rodante (GOR), a inclusão digital que está sendo promovida na CPTM é um sucesso. ‘Em função da necessidade de comunicação, ter o acesso aos recursos de informática disponíveis nos locais de trabalho agiliza bastante os processos. Quem produz a informação pode transmiti-la diretamente, on-line, reduzindo as fases de trabalho’, diz o gerente acrescentando que haverá uma maior integração dos empregados, pois terão acesso às informações institucionais da Intranet, e poderão, no futuro, diminuir o uso de papel para a produção de relatórios.

A iniciativa se enquadra, ainda, na política de ações preventivas e repressivas da Gerência de Segurança (GOS). A área, que já dispõe de uma Central de Monitoramento de imagens e um cadastro de criminosos bastante efetivos no combate à delinqüência no interior do sistema, agora começa a ter suas bases mais distantes e de difícil acesso conectadas a rede.

Segundo Iran Figueiredo Leão, assistente técnico executivo da GOS, por conta dos novos equipamentos, tais ferramentas chegarão, em breve, a todos os Grupamentos de Segurança (GPs) da ferrovia, otimizando suas ações e levando mais segurança ao usuário. ‘Outro ponto relevante é o fato de agilizar as rotinas administrativas, liberando empregados para execução de tarefas específicas, os quais terão acesso a relatórios, rotinas, indicadores e metas que deverão ser cumpridas pela Gerência’, acrescenta.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

J.C.