Transp. Metropolitanos: Confira as atrações culturais nas estações do Metrô

Atrações vão da fotografia e artes plásticas ao teatro, música, dança e caricaturas

qua, 15/09/2004 - 11h20 | Do Portal do Governo

Neste mês de setembro, quando se comemora 30 anos do Metrô em São Paulo, serão promovidas 18 atrações artístico-culturais em várias estações, dentro do programa Ação Cultural do Metrô.

Estação Sé irá concentrar grande parte dos eventos

Estação mais movimentada do sistema metroviário, com cerca de 650 mil usuários diários que se utilizam das linhas 1 e 3 ali integradas, Sé será local de 5 eventos comemorativos aos 30 anos de Metrô.

Exposição fotográfica ’30 anos de operação comercial do Metrô de São Paulo’, em cartaz de 14 a 30 de setembro.

‘História incompleta de uma cobra gigante que corre por baixo do chão de São Paulo, carregando gente na barriga’: espetáculo teatral com uma versão bem-humorada da história da implantação do Metrô na cidade. Será apresentado na estação Sé nos dia 15, às 12h30. Esta atração será apreresentada também na estação República, dia 22 de setembro, às 18 horas.

Dia 16, às 12h30, na estação Sé, apresentação musical do Grupo Seresta Viva.

Dia 17, às 13h30, apresentação do Grupo de Música Antiga do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.

Ainda na estação Sé, dias 17 e 18, das 14 às 17 horas, ‘Projeto Sampa Sua Cara!’: realização, pela Equipe Tóim!, de caricaturas bem-humoradas dos usuários do Metrô que estiverem no local na ocasião.Evento semelhante será realizado na estação Tatuapé, dias 24 e 25, também das 14 às 17 horas.

Na estação República, dias 17 e 24 , às 18 horas, acontece o espetáculo ‘Movimentos’, de dança, com performances de bailarinos profissionais e amadores interpretando repertório que inclui desde balé clássico até a dança folclórica e do ventre.

Na estação República, até 26 de setembro, acontece a mostra fotográfica ‘Verde Amarelo’, com imagens em que predominam tons de verde e amarelo, numa alusão às cores mais representativas da simbologia nacional, quando se comemora a data da Independência do Brasil. A realidade brasileira é focada em instantâneos da natureza, paisagem urbana e rural, patrimônio histórico e cultural, artesanato e festas populares.

Na estação Ana Rosa, até 26 de setembro, ‘Entrelinhas-II’: mostra da artista plástica Marta Sadalla, com 15 telas em pintura vinílica sobre lonas plásticas ou vinil, exibindo formas orgânicas e abstratas.

“Heróis Invisíveis’, na estação Clínicas, de 10 a 26 de setembro: exposição de imagens, com textos do jornalista Gilberto Dimenstein, realizadas pelos renomados fotógrafos Bob Wolfenson, Christian Gaul, Edu Simões e Luiz Garrido, focalizando heróis anônimos que, longe dos holofotes, desenvolvem, com poucos recursos e muita disposição, projetos expressivos na área social, transformando escolas, bairros e comunidades inteiras e dando um novo senttido à vida de crianças de rua e jovens da periferia.

‘Imagens da Inclusão’, de 15 de setembro a 9 de outubro, na estação Sé: exposição, com 24 trabalhos, retratando histórias de luta e superação, a partir de imagens de pessoas registradas com grande impacto e sensibilidade, em momentos que reúnem alegria, beleza e força de vontade vividos por pessoas com deficiência.

‘O Olhar Além dos Sentidos’, até 26 de setembro, na estação Vila Madalena: mostra da fotógrafa Aline Baker reunindo imagens focadas na acessibilidade de pessoas com deficiência, em atividades esportivas e profissionais, revelando um mundo singular e rico de possibilidades.

‘Recortes do Cotidiano Popular’, até 26 de setembro, na vitrine do Masp (Museu de Arte de São Paulo), em área não paga da estação Trianon-Masp do Metrô. Mostra, da coleção do Masp, com obras dos artistas plásticos ‘primitivos’ José Antonio da Silva, Maria Auxiliadora, Francisco Domingos da Silva e Ranchinho, focalizando aspectos da realidade e do cotidiano popular.

‘Circo Brasil e seu Povo Malabarista’, de 20 de setembro a 20 de outubro, na estação Brás. Exposição-instalação em que uma cidade é construída com biombos, trabalhados com cópias xerox ampliadas de prédios e janelas, bonecos de gesso e papel marchê, numa alusão aos improvisos criativos que marcam a realidade de grande parte da população brasileira.

Circuitos Turísticos, até 26 de setembro, na estação Luz: exposição, composta por banners, mostrando os circuitos turísticos do estado de São Paulo, desenvolvidos pela Secretaria Executiva de Turismo.

‘O forte grito da vida das crianças jogadas nas ruas – Projeto Educar Brincando – II ‘, até 26 de setembro, na estação Santana: mostra de fotografias desenvolvidas por crianças em situação de rua, integrantes do projeto ‘Educar Brincando no Metrô’, que visa resgatar sua cidadania, dignidade e recuperação social.

‘São Paulo: um caso de Amor com 450 Pontos de Vista’, até 15 de setembro, na estação República. Trata-se da sexta e última mostra fotográfica da série, com um total de 450 fotos inéditas de 450 fotógrafos, que registraram a capital paulista em seu 450o aniversário.

Vitrine de Ikebana, em área não paga da estação Liberdade, traz trabalhos periodicamente renovados desta arte milenar japonesa, baseada em arranjos florais e de plantas.

Da Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.