Transp. Metropolitanos: Concluída a duplicação da principal avenida de Guaianazes

Outras obras também foram feitas, como construção de galeria de águas pluviais e muro de separação da ferrovia

qua, 18/08/2004 - 16h49 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô concluiu as obras, sob sua responsabilidade, de duplicação da avenida Salvador Gianetti, principal viário de ligação do bairro de Guaianazes, no extremo Leste da Capital, com o centro e também com os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano.

‘Do conjunto de obras, falta apenas a colocação de 13 novos postes de iluminação, com modernas luminárias, que deverão ser instalados no canteiro central do viário, que já se encontra com toda a infra-estrutura executada pelo Metrô’, destaca o presidente da empresa, Luiz Carlos David. Os novos postes foram definidos em conjunto pelo Metrô e pelo Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura (Ilume), a quem cabe a instalação dos equipamentos, prevista para o próximo mês. No momento, a Eletropaulo mantém entendimentos com a Prefeitura para o remanejamento dos postes anteriormente existentes.

As obras de duplicação da avenida Salvador Gianetti exigiram a realização de outras intervenções significativas pelo Metrô, como a construção de uma galeria de águas pluviais e um muro de arrimo.

Com a entrada em funcionamento da nova galeria, que passa sob o viário do centro de Guaianazes e a linha da ferrovia, os moradores e comerciantes locais ficaram livres dos alagamentos frequentes nos períodos de chuva.

Além da duplicação, pavimentação e sinalização de 700 metros da av. Salvador Gianetti (da estação Guaianazes até os baixos do viaduto deputado Antônio Sílvio Cunha Bueno), o Metrô realizou, em todo esse trecho, obras complementares, como guia, sarjeta e boca-de-lobo, e ainda adaptação da alça do viaduto com as pistas do novo viário. No canteiro central (onde serão implantados os novos postes), foram executados os serviços de bases dos postes, as caixas de passagens e a malha de aterramento.

Integração metroferroviária

As intervenções no centro de Guaianazes complementam a implantação, pela Companhia do Metrô, de projeto que incluiu a construção de três novas estações (Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes) e também 8,1 quilômetros de linha férrea entre Itaquera e Guaianazes, trecho que foi incorporado à operação do Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde a sua inauguração, em 2000.

‘A conclusão dessas obras no centro de Guaianazes é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população local, pois vão facilitar os deslocamentos das pessoas por toda a região, que desde 2000 já conta com o Expresso Leste, uma iniciativa de sucesso do Metrô e da CPTM para atender com eficiência e modernidade a grande demanda de transporte da Zona Leste com destino ao centro da Capital’, ressalta o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

O Expresso Leste, que hoje opera em paralelo à Linha 3- Vermelha do Metrô no trecho Itaquera-Brás, foi concebido justamente para, com menos estações, reduzindo o tempo gasto em paradas, que o trecho metroviário (que funciona já no limite de sua capacidade nos horários de pico), atrair parte dos deslocamentos da zona Leste com destino ao centro e zona Oeste da Capital, concentrados até então no Metrô.

A expectativa é de que o Expresso Leste, que já teve seus serviços ampliados de Guaianazes-Brás para Guaianazes-estação da Luz, passe a operar, a partir do próximo mês, até a estação Barra Funda, com a inauguração da ‘Integração Centro’, projeto que inclui a integração física e tarifária dos trens da CPTM com o Metrô nas estações Brás, Luz e Barra Funda. Atualmente, essa dupla integração acontece somente na estação Brás.

Departamento de Imprensa do Metrô