Transp. Metropolitanos: Cepam e CPTM trabalham juntos em projeto de acessibilidade

14,5% da população brasileira são pessoas com algum tipo de deficiência e 8,5% são idosos

sex, 17/09/2004 - 15h49 | Do Portal do Governo

O Cepam acaba de assinar o segundo contrato com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) num projeto de adequação às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida nas estações.

As arquitetas urbanistas, Adriana Romeiro de Almeida Prado e Juçara Morelli Terra Rodrigues da Coordenadoria de Planejamento Urbano da Fundação Prefeito Faria Lima estarão trabalhando nas estações para torná-las acessíveis.

No ano de 2001, as arquitetas já fizeram este trabalho em outras estações.

O trabalho será embasado nas normas NBR 9050:2004 – Acessibilidade a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos, NBR 13994:2000 – Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência e leis pertinentes.

Acesse as normas citadas no site da ABNT.

Ao avaliar as estações serão sugeridas as condições para garantir a circulação às pessoas em cadeira de rodas, muletas, bengalas, às pessoas com perda visual ou auditiva, como também às pessoas com perdas cognitivas e principalmente circulação às pessoas idosas.

As estações, objeto de estudo deste contrato são Osasco, Presidente Altino, Ceasa, Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros, Jurubatuba, Comendador Sampaio, Domingos de Morais, Carapicuíba e Barueri.

Para Adriana Prado e Juçara Morelli, é um trabalho de muita responsabilidade que requer uma atenção muito grande, pois uma rampa construída com as medidas erradas, pode até causar um acidente, por exemplo, com uma pessoa que utiliza cadeira de rodas.

Segundo dados do Censo de 2000, 14,5% da população brasileira são pessoas com algum tipo de deficiência e 8,5% são idosos, por isso existe uma grande preocupação para analisar o projeto e saber se está de acordo com a acessibilidade.

A Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), acredita que desta forma, estará colaborando com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM para mais uma ação de inclusão das pessoas com deficiência e idosas na sociedade, garantindo assim seu direito de ir e vir.