Transp. Metropolitanos: Autores visitam obras na Estação Liberdade do Metrô

Obras foram doadas para o acervo da Companhia dp Metropolitano de São Paulo

seg, 16/06/2003 - 20h03 | Do Portal do Governo

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, antevéspera do dia do Imigrante Japonês, cinco dos onze autores de telas do ‘Projeto Paralelo’ visitaram as suas obras no mezanino da estação Liberdade, linha 1-Azul. Estiveram presentes os artistas plásticos Hiro Kai, Mário Ishikawa, Ayao Okamoto, Milton Sogabe e Lúcio Kume.

Integram o ‘Projeto Paralelo’ 11 trabalhos de artistas nipo-brasileiros que foram produzidas durante as comemorações dos 80 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, no parque do Ibirapuera. Após o encerramento do evento, as obras foram doadas para o acervo da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Exatamente um ano depois, em junho de 1989, as 11 telas foram instaladas definitivamente no mezanino da estação Liberdade, onde permanecem até hoje.

Integram o ‘Projeto Paralelo’, as seguintes obras: ‘Tempo I’, de Ayao Okamoto; ‘Pós 80’, de Hiro Kai; ‘Momento História’, de Laerte Orui; ‘Paralelepípedo’, de Mário Ishikawa, ‘Sem Título’, de Carlos Alberto Yasoshima; ‘Sem Título’, de Hisae Sugishita; ‘Bad Moon’, de Lúcio Kume; ‘Projeto Para Uma Paixão Sem Fim’, de Milton Sogabe; ‘Sem Título’, de Toshifumi Nakano ‘O Primeiro Imigrante a Desembarcar’, de Oscar Oiwa; e ‘Sem Título’, de Yae Takeda.

Ikebana

Inaugurada em 1975, a estação Liberdade situa-se na principal praça do bairro oriental da Capital. Com um movimento diário de cerca de 25 mil entradas, a estação, desde 1993, conta também com uma vitrine de ikebana – arranjo floral japonês-, que é mantida pela Associação de Ikebana do Brasil.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

M.J