Transp. Metropolitanos: Agentes de Segurança do Metrô atualizam técnicas de defesa pessoal

Trabalho fica a cargo dos cerca de 900 agentes de segurança

ter, 11/10/2005 - 16h51 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de atualizar o programa utilizado pelo Departamento de Segurança Operacional e aprimorar as técnicas de defesa pessoal do seu corpo de segurança, a Companhia do Metrô investiu no desenvolvimento de seus preparadores físicos em treinamento avançado, com enfoque nas mais modernas técnicas de defesa.

O trabalho de manter a segurança dos usuários do Metrô, bem como a preservação do patrimônio público, fica a cargo dos cerca de 900 agentes de segurança da Gerência de Operações.

Mensalmente, esses profissionais passam por reciclagem das técnicas de imobilização e defesa nas salas do Estacionamento Pátio Belém – EPB II, atividade ministrada por cinco professores de educação física, contratados pela Companhia como preparadores físicos.

Na próxima etapa, os agentes passarão pela reciclagem, cada vez mais incentivados a agir de forma moderada, comprovando que não é necessário o emprego de armas de fogo.

O principal foco do programa será a organização tática das equipes e duplas de agentes para atuarem de forma rápida, preparando-os para as situações de maior adversidade, principalmente em locais confinados, como o interior dos trens.

‘Nosso objetivo é estar sempre na condição de vanguarda, melhorar a capacitação dos empregados, trazer maior segurança a eles e promover o uso de técnicas de defesa e imobilização menos traumáticas’, enfatiza José Luiz Bastos, chefe da Segurança do Metrô.

Departamento de Imprensa do Metrô