Transp. Metropolitano: Comitiva americana busca novas idéias para antigos problemas em visita à CPTM

Visita foi realizada nesta terça-feira, dia 26

ter, 26/10/2004 - 19h00 | Do Portal do Governo

Encontrar soluções diferentes para problemas semelhantes. É com esse espírito que a missão da ‘Eno Transportation Foundation’, composta por 14 representantes do transporte público de diversos estados americanos, encerrou nesta terça-feira, dia 26, uma visita de dois dias à CPTM, ao Metrô e à EMTU.

Na CPTM, o que mais impressionou o grupo foi o Projeto Integração Centro, na Luz, conhecido na tarde de segunda-feira, dia 25.

Michael Mulhern, líder da missão e gerente geral da Autoridade de Transporte da Bahia de Massachusetts (Massachusetts Bay Transportation Authority – MBTA), afirma que a meta dessa visita é expor à comitiva novas formas de resolver os problemas de transporte. ‘Ao mesmo tempo, o programa deverá estimular os participantes a tentar aplicar nos EUA métodos diferentes aprendidos em outros países, como o Brasil’.

A missão se mostrou satisfeita com o que viu, de acordo com Mulhern: ‘Estamos extremamente impressionados por cada detalhe da operação da CPTM, bem como a do Metrô’, diz. O líder da delegação ressalta a importância do transporte público, que deve ser a melhor escolha para as pessoas. ‘Devemos trabalhar na direção de melhores integrações entre os sistemas. A coordenação é a chave: quanto mais integrações planejadas, melhor, como é o caso da Estação da Luz’.

Durante a apresentação de um vídeo sobre as obras na Luz, Mulhern destacou a importância do trabalho de preservação do patrimônio histórico. ‘Percebe-se que houve um cuidado com esse item aqui na Luz, inclusive nos arredores. Tudo é muito bonito’. Segundo Wilson Linder, gerente de Engenharia de Sistemas da CPTM, que recebeu a comitiva, ‘todo o contato com outros países envolvendo tecnologia do transporte pode trazer à tona problemas semelhantes e soluções inovadoras’. Como exemplo, Linder conta que a missão ficou impressionada com o método de construção invertido aplicado na Luz, de baixo para cima, sem interromper a operação de trens no local.

A exemplo de Mulhern, John Lewis, diretor de operação do metrô da cidade de Baltimore, no estado de Maryland, afirma que a visita serve para encontrar soluções diferentes para problemas muito comuns aos dois países: superpopulação, congestionamentos, integrações entre os modais, entre outros.

No item segurança, as câmeras de monitoramento das estações da CPTM e Metrô chamaram a atenção de Lewis. ‘Nós temos as mesmas câmeras em nosso sistema, inclusive dentro dos trens, com a diferença que as primeiras produzem imagens on-line e no segundo caso são gravações’. Segundo Lewis, o metrô de Baltomore, maior cidade de estado, com 800 mil habitantes, possui apenas uma linha com 24,14 Km de extensão, 14 estações e o movimento diário de 48 mil passageiros.

Além da CPTM, a missão também visitou a sede da EMTU, em São Bernardo, o corredor de ônibus intermunicipal São Mateus – Jabaquara, além dos terminais metropolitanos de Diadema e Jabaquara. Depois a comitiva seguiu para o Metrô, onde conheceu seu Centro de Controle Operacional (CCO), no Paraíso, e a Estação Sé.