Trânsito: Metrô realiza detonação controlada em Pinheiros

Explosões serão feitas a partir desta quarta-feira, dia 10

ter, 09/08/2005 - 15h05 | Do Portal do Governo

A partir de quarta-feira, dia 10, entre 7 e 22 horas, o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção das vias e estações da Linha 4-Amarela do Metrô (Vila Sônia – Luz), iniciará detonações controladas de rochas no poço de Ventilação e Saída de Emergência, que está sendo escavado na rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros.

A medida, prevista pelos técnicos do Metrô, é semelhante à que vem sendo realizada nas escavações da estação Butantã e do poço de Ventilação e Saída de Emergência da avenida Waldemar Ferreira, no acesso à Universidade de São Paulo (USP), desde o início deste ano.

A partir desta terça-feira, dia 9, moradores e motoristas que circulam pela rua Ferreira de Araújo e imediações serão informados das ações, por intermédio de folhetos explicativos, que serão distribuídos nas residências e estabelecimentos comerciais, além de faixas de trânsito, que estão fixadas nos principais cruzamentos.

Procedimentos de segurança

Com o objetivo de manter a segurança e a tranquilidade da população envolvida, o Metrô, em conjunto com o Consórcio Via Amarela, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Polícia Militar e Defesa Civil, já elaborou um perfil dos moradores e das atividades desenvolvidas nos imóveis próximos das escavações, com base em pesquisa domiciliar.

A CET interromperá a circulação de veículos e pedestres nas áreas próximas ao poço Ferreira de Araújo, minutos antes das detonações.

O aviso sobre a detonação dos explosivos obedecerá a quatro toques de sirene: o primeiro, a 10 minutos da detonação, será para retirada das pessoas das áreas de risco; o segundo, a cinco minutos, para fazer o bloqueio de pedestres; o terceiro, a três minutos, para bloqueio do trânsito e aviso para a detonação; o quarto toque, após a explosão, será para a liberação da área.

A recomendação dos técnicos é que, após o primeiro toque da sirene, nenhuma pessoa transite nas áreas isoladas, num raio de 100 metros. Além disso, janelas e portas de vidro de casas deverão ser mantidas abertas para evitar eventuais quebras de vidraças.

As escavações do poço de Ventilação e Saída de Emergência Ferreira Araújo (rua Ferreira Araújo, nº 1.016) tem 12,4 metros de diâmetro. Quando atingir 33,7 metros de profundidade, esse poço será utilizado para as escavações de túneis duplos, um no sentido da estação Pinheiros e outro no sentido Faria Lima.

Mais esclarecimentos sobre as detonações controladas poderão ser obtidas com Departamento de Relações Públicas do Consórcio Via Amarela, pelo telefone 3023-3655 ramal 251.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

J.C.