Transferência gratuita entre CPTM e Metrô na Estação da Luz começa a operar todos os dias

Cerca de 60 mil pessoas deverão utilizar os saguões e as passagens subterrâneas neste 1º dia de operação

ter, 30/11/2004 - 14h30 | Do Portal do Governo


Os saguões e passagens subterrâneos da Estação da Luz, que permitem a transferência física e gratuita entre passageiros de trem da CPTM e Metrô, começam a operar diariamente, entre 4h40 e 23h30, a partir desta terça-feira, dia 30. O novo sistema, inaugurado hoje pelo governador Geraldo Alckmin, traz conforto e vantagens para os usuários. Além de proporcionar economia, as viagens ficam mais rápidas e as transferências de sistema (de trem para Metrô e vice-versa) mais seguras e confortáveis. Para que os passageiros conheçam o novo sistema, o Governo paulista está distribuindo folhetos e mapas explicativos em diversos pontos da Estação.

Os passageiros que fazem baldeação de trem para Metrô e vice-versa não precisarão mais pagar outro bilhete (valor unitário de R$ 1,90) para a transferência. “O bilhete do Metrô vale para o trem e o do trem para o Metrô. É a chamada Integração Centro”, informou Alckmin.

Dependendo do percurso, o usuário poderá economizar cerca de 20 minutos por viagem. “As pessoas vão ganhar tempo, que poderá ser usado para melhorar a qualidade de vida. E isso vai aumentar a produtividade da cidade. Como se sabe, o desperdício de tempo faz o custo-São Paulo aumentar”, afirmou o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Além disso, os usuários vindos do Expresso Leste e ABC, que faziam a baldeação na Estação Brás, e os que vêm de Francisco Morato e Pirituba e faziam a transferência na Estação Barra Funda, passarão a utilizar a Estação da Luz. A medida, de acordo com o presidente do Metrô, Luís Carlos David, vai desafogar um pouco a Linha 3 (Leste-Oeste) do Metrô nos horários de pico. Segundo ele, com a transferência na Estação da Luz, estima-se que 35 mil passageiros deixem de fazer baldeação no Brás e outros 15 mil na Barra Funda.

Com as passagens subterrâneas, os passageiros que faziam a troca de sistema na Estação da Luz não precisarão mais atravessar a rua para fazer a transferência do trem para o Metrô e vice-versa.

Para o governador, a importância do novo sistema pode ser verificada pelos números. No primeiro dia de operação, entre 4h40 e 9h30, mais de 12 mil pessoas já haviam feito a transferência dos trens da CPTM para o Metrô. A estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas utilizem as passagens e saguões da Estação da Luz diariamente.

A estudante Ana Cláudia Souza aprovou o novo sistema de integração. “Ficou mais fácil porque, agora, pago uma só condução e posso ir a qualquer lugar. E sem trânsito”, disse. Concordando com ela, o representante comercial Orestes Lattari afirmou que pretende deixar o carro em casa e usar trem e Metrô para visitar os clientes. “Tem dias que preciso atravessar a cidade. Vou até a região do ABC e, depois, até Barueri. Com essas facilidades vou economizar muito tempo”, concluiu.

O novo sistema estava funcionando em ‘operação assistida’, aos domingos e feriados desde 26 de setembro.

Linha B da CPTM será ligada à Luz no meio do ano que vem

No evento, Alckmin anunciou que no meio do ano que vem a Linha B da CPTM, que sai de Itapevi, passa por Osasco e atualmente vai até a Estação Júlio Prestes, também deverá fazer parte da Integração Centro, na Luz.

O governador lembrou ainda que a Linha 4 do Metrô sairá da Estação da Luz e passará pela Praça da República, região da Paulista, atravessará o Rio Pinheiros e chegará à Vila Sônia, na região Oeste de São Paulo.

“O usuário metro-ferroviário é o povo que mais precisa, que não tem carro e vem de mais longe. Trem e Metrô são as meninas dos olhos do Governo. Atendemos quem precisa e com qualidade. Os trens estão melhorando, têm ar-condicionado e são mais novos e o Metrô de São Paulo é dos melhores do mundo”, afirmou Alckmin.

Ele destacou ainda que o trem será levado para a Zona Sul. Serão construídas novas estações: Jurubatuba, Autódromo, Interlagos e Grajaú. Além disso, todas as estações de trem serão reformadas. Elas receberão acessibilidade para idosos e portadores de deficiência e proporcionarão mais conforto aos usuários, utilizando, inclusive, mão-de-obra de presos.

Já no Metrô serão construídas duas linhas simultaneamente: a Linha 4 (da Luz à Vila Sônia) e a Linha 2 (de Ana Rosa à Vila Prudente). Além das obras de integração entre os dois modais de transporte.

Cíntia Cury