Trabalho: Telemprego atende 31 mil pessoas em 10 dias

Novo sistema tem capacidade para receber 600 ligações por hora

seg, 30/12/2002 - 10h34 | Do Portal do Governo

Lançado no dia 16 deste mês, o Telemprego, sistema de atendimento telefônico gratuito e totalmente informatizado, atendeu a mais de 31 mil pessoas. Programado para funcionar 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana, o novo sistema tem capacidade para receber 600 ligações por hora.

O novo serviço de colocação e recolocação profissional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) auxilia a vida de quem está desempregado e das empresas. Os empresários fazem o cadastramento pelo site da secretaria. O trabalhador pode se inscrever em uma das 39 unidades dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Região Metropolitana para acessar os 13 mil postos de trabalho do banco da Sert pelo telefone 0800-7729901.

“O projeto inovador abrange as duas pontas de maneira simples. Tanto o trabalhador, que procura emprego, como o empresário, que oferece as vagas, podem utilizar o sistema gratuitamente. O telemprego oferece flexibilidade e agilidade”, diz o secretário da Sert, Fernando Leça.

Como funciona

A ligação é gratuita e pode ser feita até de telefone público. Para utilizar o serviço, o trabalhador precisa primeiro ir a um PAT mais próximo de sua residência e fazer seu cadastramento, levando carteira profissional e RG.

O telemprego é um sistema de reconhecimento de voz que conversa com o trabalhador eliminando, assim, a necessidade de digitar teclas numéricas. Ao acessar o sistema, o trabalhador que estiver cadastrado informa seu código e o sistema de voz lhe fornece os dados das vagas existentes de acordo com o seu perfil e local de residência.

Vaga e perfil

Quem ainda não estiver cadastrado também terá a oportunidade de saber se há ou não alguma vaga disponível. Ao ligar para a central, basta informar profissão, sexo e escolaridade, e o sistema fornecerá os dados pedindo que o interessado se dirija ao PAT mais próximo para se inscrever.

A maioria dos que procuram os PATs está desempregada e busca informações sobre recolocação no mercado. Com a adoção do Telemprego, a Sert espera reduzir essa procura e melhorar a qualidade do atendimento ao trabalhador. O serviço também ajudará o usuário a economizar com transportes, uma vez que não é necessário se deslocar a todo momento para os PATs.

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Sert