Trabalho: Secretaria capacita novas equipes para atender trabalhadores desempregados

Equipes atuarão nas unidades Arsenal da Esperança e Centro Bizantino, que serão inauguradas em abril

qua, 26/03/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da SERT


A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) concluiu treinamento de funcionários do Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat) e Centro Bizantino do Trabalhador (CBT) da Igreja Católica. As equipes atuarão nas duas unidades de atendimento ao desempregado – Arsenal da Esperança e Centro Bizantino, que serão inauguradas no próximo mês.

Durante 15 dias, o setor de treinamento e acompanhamento das ações do sistema público de emprego da Sert transmitiu para 110 pessoas informações sobre as atividades desenvolvidas nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e Unidades de Atendimento, totalizando 80 horas de carga horária.

Resgatando a dignidade

Durante a entrega dos certificados de conclusão, o secretário Francisco Prado elogiou a iniciativa da Igreja e o trabalho dos jovens formandos, “que terão a missão de atender ao cidadão que, na condição de desempregado, deve ser tratado não como parte da estatística, mas como um ser singular, que busca resgatar sua dignidade”.

Esteve na cerimônia representando a CNBB o padre Lício Araújo Vale. “Depois da vida, o maior valor humano é a liberdade e, enquanto desempregado, depende-se de favores. Trabalhar nos torna livres, nos faz criativos.”

A ação da Sert é pioneira nesse tipo de parceria. A secretaria mantém 180 PATs no Estado de São Paulo que oferecem, entre outros serviços, a intermediação de mão-de-obra. No ano passado, os PATs colocaram 140.885 profissionais no mercado de trabalho.

(AM)