Trabalho: Programas de geração de emprego da Sert poderão ser aplicados na África

Delegação africana manifestou especial interesse nos programas Meu Primeiro Trabalho e Frentes de Trabalho

sex, 01/11/2002 - 12h12 | Do Portal do Governo

Programas de emprego desenvolvidos pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert) poderão ser aplicados pelo governo da província de Kwanzulu-Natal, na África do Sul. Uma delegação composta por dez membros da Comissão Legislativa dessa província esteve em São Paulo para conhecer os programas que estão sendo aplicados pela Sert.

Depois das explanações feitas pelos coordenadores, os representantes africanos mostraram-se impressionados com os resultados alcançados e manifestaram interesse especial pelo formato do programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, e as Frentes de Trabalho.

A comitiva destacou a importância desse encontro para o desenvolvimento da política pública da África do Sul, e afirmou que todas as informações recebidas serão levadas para apreciação do governo africano.

Os programas

Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho: o programa é desenvolvido em parceria com empresas da iniciativa privada ou entidades sem fins lucrativos. Tem por fim oferecer ao estudante a oportunidade de inserção ao mundo do trabalho por meio de estágio remunerado. Os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual e ter idade entre 16 e 21 anos. Desta forma, o programa atende às novas diretrizes da educação, ou seja, ‘a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social’ (Lei 9.394/96).

Frentes de Trabalho: Trata-se do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego – Pead, implementado em junho de 1999. Propõe-se a dar e oferecer ocupação, renda e qualificação à população desempregada, residente na Região Metropolitana da Grande São Paulo. As atividades do programa estão estruturadas da seguinte forma: o bolsista permanece no programa por nove meses; durante este período desenvolve uma jornada de seis horas/dia, sendo quatro dias de prestação de serviços e um dia participando de cursos de qualificação, com conteúdos que abrangem habilidades básicas de gestão e específicas.

Da Assessoria de Imprensa da Sert