Trabalho: Programa de Auto-Emprego inicia cursos de formação de empreendedores

Aulas são gratuitas em São Sebastião

qui, 25/07/2002 - 12h37 | Do Portal do Governo

Nesta semana o Programa de Auto-Emprego (PAE) iniciou a programação de cursos de capacitação na cidade praiana de São Sebastião. Cerca de 700 pessoas participaram da cerimônia que marcou o início das inscrições para os cursos no último final de semana.

Fábio Santos Vieira, 18 anos, morador da Topolândia, bairro do município, primeiro grau incompleto, trabalhou em distribuidora de jornais e supermercado e agora está desempregado. Ele é um dos inscritos para o curso de Reparos de Embarcações de Pranchas de Surf. Ele pretende pleitear uma colocação na Capitania dos Portos ou na refinaria de petróleo instalada na cidade.

Os cursos são gratuitos e foram escolhidos em conjunto com líderes dos bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga. São eles: Reparos em Embarcações e Pranchas de Surf, Corte e Costura, Culinária, Bijuterias e Profissional em Serviços Domésticos/Camareira.

O Programa de Auto-Emprego desenvolve em comunidades carentes cursos de capacitação organizacional e profissionalizante, com aulas teóricas e práticas. A duração é de 60 dias. O objetivo é organizar micro e pequenos empreendimentos populares que absorvam a mão-de-obra ociosa em virtude do desemprego. O PAE conta com cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).