Trabalho: Programa de Auto Emprego gera mais 27 empreendimentos populares

Iniciativas beneficiam Cubatão, Santana do Parnaíba, Miracatu, Itariri e Tapiraí

sex, 12/04/2002 - 11h28 | Do Portal do Governo

PAE já capacitou cerca de 25 mil desempregados desde 1996 e gerou mais de mil empreendimentos em todo o Estado

Entre hoje e amanhã, 429 trabalhadores de Santana do Parnaíba, Cubatão e das cidades de Miracatu, Itariri e Tapiraí, no Vale do Ribeira, receberão certificados de formação nos laboratórios do Programa de Auto Emprego (PAE). A maior parte desses trabalhadores também inicia pequenos empreendimentos populares, num total de 27, em vários ramos de atividade.

O PAE, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), propõe o auto-emprego para os trabalhadores menos qualificados e com poucas chances no mercado de trabalho. Já capacitou cerca de 25 mil desempregados desde 1996 e gerou mais de mil empreendimentos em todo o Estado.

O PAE fundamenta-se na tecnologia de ensino denominada ‘Capacitação massiva’. Desenvolvida pelo sociólogo Clodomir Santos de Moraes, que a vem empregando em vários países da América Latina, como Guatemala e Costa Rica, essa tecnologia é aplicada por técnicos que moram nas localidades atendidas durante os dois a três meses de capacitação. A tecnologia possibilita aprendizagem dinâmica e prática, já a partir das inscrições no programa. Em 60 dias, os desempregados já estão comercializando sua produção.

‘O PAE ajuda a resgatar o poder de auto-gestão e a auto-estima dessas pessoas. Por isso é bem-sucedido’, afirma o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça. Ele participa das cerimônias de formatura em Santana do Parnaíba e em Cubatão.

Valdirene Chagas Caliman fez o laboratório de confecção de lingerie, em Santana do Parnaíba. Dona-de-casa, ela nunca trabalhou fora porque as oportunidades são escassas na cidade e mantinha o sonho de trabalhar por conta própria. Ela afirma que o PAE proporcionou essa oportunidade: ‘Se eu fosse montar um negócio, não saberia como fazer, mas agora acredito que vou conseguir’, afirma ela, que criou a Beauty Lingerie. Como não tinha recursos para comprar equipamentos, se associou a uma irmã e um irmão, adquiriu duas máquinas de costura e já começou a produzir.

‘Aprendemos muito, desde a produzir até administrar um negócio. Foi muito bom, surpreendente’, conta. Além da Beauty Lingerie, outros 15 empreendimentos populares começaram a operar em Santana do Parnaíba: Laboratório Experimental de Limpeza (fabricação de produtos de limpeza), Sensualité Moda Íntima, Oficina de Costura Pequenos Passos, Confecção El Shadai Lingerie, Gisele Modas e Voz Periférica (jornal comunitário).

No Vale do Ribeira o PAE gerou as empresas Confi Tapi, de corte e costura, e Nova União, de doces e compotas (Tapiraí); Sonho Dourado, de corte e costura, e Doces e Salgados Bom Sucesso (Itariri); Banarte Artesanato em fibras e Doces Naturalles (Miracatu).

Em Cubatão foram criadas cinco empresas: Litoral Calçados, Buffet União da Comunidade, Big Fashion (lingerie e uniformes), Unidos pela Limpeza (produtos de limpeza) e Expresso & Jornalismo (jornal comunitário).

Formaturas

Em Santana do Parnaíba, a cerimônia de formatura será nesta sexta-feira, dia 12, às 19h, com a presença do secretário Fernando Leça, no Ginásio Poliesportivo ‘Vereador Reinaldo Ramos’, à rua Espírito Santo, bairro Fazendinha. Em Cubatão, a cerimônia, também com a presença do secretário Fernando Leça, será no sábado, dia 13, às 15 horas, na av. 9 de Abril, 2275, Centro. Para as cidades do Vale do Ribeira, a formatura será em Miracatu, nesta sexta-feira, às 10 horas, na Câmara Municipal.