Trabalho: Programa Auto-Emprego completa sete anos capacitando 29 mil pessoas

PAE tem como objetivo principal organizar a população carente para formar unidades produtivas

seg, 10/11/2003 - 10h26 | Do Portal do Governo

O Programa de Auto-Emprego (PAE), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, completou no mês de outubro sete anos de atividades voltadas à geração de emprego e renda. Nesse período, capacitou 29 mil pessoas para a organização de empreendimentos populares (associações, empresas ou cooperativas), graças às parcerias estabelecidas com secretarias, instituições, prefeituras, empresas, associações e lideranças comunitárias.

O PAE tem como objetivo principal organizar a população carente para formar unidades produtivas, que absorvam a mão-de-obra ociosa. Para isso, é utilizada uma metodologia de capacitação massiva, aplicada por meio de laboratórios que propõem o “Aprender Fazendo”.

São eles: o LOC (Laboratório Organizacional de Curso), que capacita os técnicos em desenvolvimento econômico a ministrarem cursos nos demais laboratórios; o LOT (Laboratório Organizacional de Terreno, que capacita a população carente para a organização de empreendimentos populares em áreas profissionais específicas e o LOE (Laboratório Organizacional de Empresa), que capacita os funcionários de uma determinada empresa a administrá-la, num processo de autogestão.

O programa não só capacita pessoas de comunidades carentes a criarem empreendimentos populares, mas também os assessora e articula na participação de feiras e eventos nacionais, como a Fenit ( Feira Internacional da Indústria Têxtil ), e outros de âmbito regional.

Atualmente, o PAE tem em atividade 25 Laboratórios Organizacionais Dirigidos (LOD) em 10 municípios do Vale do Ribeira e dois na cidade de São Paulo, no Jardim Iguatemi, zona leste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)