Trabalho: População de cidades ribeirinhas recebe educação profissionalizante

Iniciativa é resultado de parceria entre a Sert, Cesp e prefeituras da bacia do Rio Paraná

sex, 11/04/2003 - 13h46 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da SERT


A população ribeirinha, que sofreu os efeitos do alagamento de terras após a construção da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Porto Primavera, está sendo amparada com cursos do programa Aprendendo a Aprender. A iniciativa é decorrente da parceria realizada entre a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), a Companhia de Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Cesp) e prefeituras de 16 municípios da região do Pontal do Paranapanema e da Nova Alta Paulista.

O programa desenvolve educação profissionalizante de acordo com as exigências do mercado de trabalho. As cidades beneficiadas são: Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Presidente Venceslau, Rosana, Ouro Verde, Tupi Paulista, Caiuá, Presidente Epitácio, Dracena, Paulicéia, Panorama, São João do Pau D’Alho, Santa Mercedes, Castilho, Nova Guataporanga e Monte Castelo.

Os cursos oferecidos são de nível básico e estão abertos a cidadãos de ambos os sexos, acima de 16 anos, independentemente da escolaridade ou qualquer impedimento físico que o impossibilite de participação. A imprensa falada e escrita, local e regional, freqüentemente divulga os períodos de inscrição. O número de vagas depende do curso e é variável de município para município.

Cursos disponíveis

Os interessados podem se inscrever nos cursos de culinária, artesanato, fuxico (artesanato feito de retalhos de tecidos), informática, higiene na ordenha (classificação do leite da vaca), costura, bordado industrial, garçom e garçonete, marcenaria, mecânico, confecção de calçados, instalação e manutenção de computadores e manutenção de máquinas industriais.

O programa Aprendendo a Aprender incentiva os participantes a melhorar seu grau de escolaridade. Também são estimulados a aumentar sua capacidade empreendedora para a formação de cooperativas.
Uma das técnicas aplicadas nas atividades é o portfólio, um instrumento que provoca o autoconhecimento do cidadão, fazendo-o desenvolver capacidades, como definição de metas profissionais e pessoais, tendo como base as condições reais do mercado, da sociedade, da família e a situação política e econômica do País.

(LRK)