Trabalho: Pólo Tecnológico da Baixada Santista é oportunidade de novos empregos

Iniciativa integra os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos

ter, 10/12/2002 - 15h00 | Do Portal do Governo

A criação do Pólo Tecnológico Portuário e Industrial da Região Metropolitana da Baixada Santista sinaliza o comprometimento do Governo do Estado para com o crescimento e o desenvolvimento da região. Essa é a opinião da deputada estadual Maria Ângela Duarte (PT), autora do projeto de lei que institui o Pólo, expressa no telegrama de agradecimento enviado ao governador Geraldo Alckmin, que sancionou a lei na última sexta-feira, dia 6.

Ainda segundo a deputada, essa é uma oportunidade para a instalação de novas atividades empresariais e geração de novos postos de trabalho. O objetivo do Pólo é promover a articulação das ações do poder público e da iniciativa privada, nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, aplicadas às atividades portuárias e industriais da região, incentivando o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica das atividades direta ou indiretamente ligada às atividades portuárias.

Por meio de incubadoras de empresas, irá estimular a criação de indústrias não poluentes que agreguem valor tecnológico aos produtos manufaturados para exportação. Outro objetivo é gerar empregos e promover o desenvolvimento de mão-de-obra para as atividades portuárias e industriais, por meio de programas de capacitação profissional. Além disso, vai compatibilizar o desenvolvimento do porto e das indústrias regionais com o aproveitamento racional e não predatório dos recursos naturais e com a preservação e a recuperação do meio ambiente.

Integram o Pólo os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos. A diretoria será composta de 18 membros, sendo nove representantes dos municípios que integram o Pólo, dois representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores do Porto e das Indústrias, um representante do Estado, um representantes da Assembléia Legislativa e três representantes da comunidade científica.