Trabalho: Governo do Estado vai implantar Programa de Auto-Emprego em Pedreira

Iniciativa é coordenada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

qui, 09/05/2002 - 12h29 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vai implantar o Programa de Auto-Emprego (PAE), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), no sub-distrito de Pedreira, em São Paulo. Serão beneficiados moradores dos bairros de Santa Terezinha, Sete Campos, Pantanal e Abacateiro. Uma equipe do Sert começou nesta semana os trabalhos para instalação do programa no local.

O PAE é um dos programas da Sert dedicados à geração de emprego e renda. Iniciado em 1996, com apoio da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o programa oferece cursos de capacitação profissional para gerar micro e pequenos empreendedores. Por ele, já foram criados mais de mil pequenos empreendimentos populares beneficiando mais de quatro mil ex-desempregados, pois cada um agrupa em média quatro sócios.

Esta iniciativa do governo paulista atende prioritariamente a população excluída do mercado de trabalho, principalmente desempregados e aqueles com baixa formação educacional e profissional que moraram na periferia urbana. O programa estimula melhorias na formação profissional e promove microempreendimentos com o objetivo de criar o chamado auto-emprego.

Gerar emprego e renda

Nos cursos oferecidos, a pessoa aprende não só uma profissão, mas também a encontrar alternativas para produzir e gerar renda fora do mercado formal de trabalho.

Logo no primeiro dia de aula é criada uma empresa fictícia com os alunos do curso, que aprendem a produzir um determinado bem ou serviço, enquanto assimilam noções de empreendimento e administração micro-empresarial; etapas como compra de matéria-prima, comercialização do bem ou do serviço, gerenciamento e demais aspectos pertinentes à vida de uma micro-empresa.

Tecnologia de ensino

O PAE fundamenta-se na tecnologia de ensino denominada ‘Capacitação massiva’. O método, desenvolvido pelo sociólogo Clodomir Santos de Moraes, possibilita uma aprendizagem dinâmica e prática, já a partir das inscrições no programa.