Trabalho: CPTM leva representante à encontro nacional sobre segurança do trabalho, em Brasília

nd

qua, 22/08/2001 - 19h16 | Do Portal do Governo

O gerente do Departamento de Relações do Trabalho da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Elmano Antonio de Oliveira Santos, representará o setor metrô-ferroviário no Encontro Nacional das Experiências Tripartites em Segurança e Saúde no Trabalho, nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/08), em Brasília.

Trata-se da única empresa do segmento com assento já conquistado na Confederação Nacional dos Transportes, pela relevância do trabalho realizado na organização das suas CIPA’s – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Essa representação é de extrema importância para o segmento, pois o transporte ferroviário guarda características bastante específicas.

A CPTM tem avançando no novo modelo de formação de CIPA’s que segue portaria da Secretaria de Inspeção do Trabalho, de 16 de maio de 2001. Pela portaria, no setor metroviário e ferroviário de transporte de passageiros, as CIPA’s deverão ser definidas por segmento de linha.

No caso da CPTM, por exemplo, existem três pares de linha: A e D (que atendem as regiões Noroeste e Sudeste), as linhas B e C (que passa pelas zonas Oeste e Sul), e as linhas E e F (que atendem a zona Leste).

Cada par de linha constitui uma CIPA nas áreas de operação e manutenção. A área de administração geral da empresa, por sua vez, tem uma outra CIPA, assim como o pessoal ligado às oficinas. Atualmente, a companhia tem oito CIPA’s.

Outra novidade incorporada pela empresa, e que será levada ao Encontro de Brasília, é a designação de interlocutores que fazem ponte entre as CIPA’s e os membros da diretoria da CPTM, tornando mais ágil o diálogo entre as partes.

Neste encontro, organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, será assinado acordo tripartite entre a Confederação Nacional dos Transportes e as centrais sindicais – CGT, Força Sindical e Cut.