Toma posse novo Conselho Estadual do Idoso

Colegiado é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada

qui, 21/02/2002 - 17h53 | Do Portal do Governo


Os novos representantes do Conselho Estadual do Idoso para o biênio 2002/03 tomaram posse nesta quinta-feira, dia 21, no Palácio dos Bandeirantes.

O colegiado é responsável pelo diálogo entre poder público e sociedade civil, promovendo ações de defesa do idoso em todo o Estado. É formado por 13 conselheiros da sociedade civil, 13 do poder público e 23 suplentes para eventuais substituições de titulares.

‘Temos o Governo como um real parceiro da causa do idoso’, disse Carlota Cardoso da Silva, presidente do conselho nos últimos dois anos e que repassou o cargo a Antônio Quelce Salgado.

Ela lembrou que no período o governador Mário Covas aumentou o número de conselheiros e instituiu a escolha dos membros por eleição. Outra inovação, destacou, foi a criação do Centro de Referência do Idoso, que funciona no bairro de São Miguel Paulista, desde setembro de 2001, oferecendo diversos serviços à terceira idade.

‘Por meio deste conselho conseguimos instituir no Estado um conjunto de políticas públicas voltadas à terceira idade’, comentou o governador Geraldo Alckmin, acrescentando que o Governo vai tentar criar outros centros de referência do idoso no Estado.

Alckmin ressaltou que a maior conquista para esta parcela da população está sendo o aumento da vida média, que já ultrapassa os 70 anos. ‘Além de mais saúde, temos de proporcionar cultura, lazer, esportes e informação a quem tem mais de 60 anos’, observou.

O Governo do Estado desenvolve várias ações para garantir direitos e um envelhecimento com dignidade ao idoso. Entre elas estão a destinação de 5% das moradias populares construídas pela CDHU, campanhas especiais de vacinação, atendimento preferencial em repartições públicas, implantação do Programa de Assistência Domiciliar.

Há também o programa Viva Leite, que distribui gratuitamente o alimento para mais de 30 mil pessoas da terceira idade, e o repasse de R$ 25 mil para cidades do interior criarem seu centro de convivência do idoso.

‘A terceira idade vem dando lição em participação organizada e em alegria de viver. São as pessoas mais animadas que encontramos nos eventos pela Capital e Interior. Um grande exemplo de vida’, comentou Alckmin.

Ações e formação

Entre as ações do conselho estadual do idoso, que existe desde 1987, estão as parcerias estabelecidas para estimular a qualificação de pessoal na função de cuidadores de idosos, medidas para humanização dos asilos, a participação na coordenação da Campanha de Vacinação do Idoso no Estado, entre outros.

O colegiado também atua estimulando a criação de Conselhos Municipais, que em 1997 só existia em 12 cidades paulistas. Hoje, 314 municípios do Estado já têm seu próprio conselho do idoso.

Os representantes do Governo são escolhidos pelos secretários de Desenvolvimento e Assistência Social; Educação; Emprego e Relações do Trabalho; Juventude, Esportes e Lazer; Governo e Gestão Estratégica; Habitação; Justiça e Defesa da Cidadania; Meio Ambiente; Cultura; Saúde; e Ciência e Tecnologia. O Fundo Social de Solidariedade do Estado e o Ministério Público também participam do colegiado.

Já os da sociedade civil são pessoas de comprovada atuação na defesa dos direitos dos idosos e pertencem sempre a associações de idosos, aposentados, inativos ou reformados. A escolha desses conselheiros ocorreu em dezembro passado, durante a Conferência Estadual do Idoso. O presidente e os demais membros da mesa diretora para o novo biênio serão escolhidos em reunião extraordinária, que deve se realizar dentro de uma semana.

Conselhos de Cidadania

O Conselho Estadual do Idoso é um dos seis Conselhos de Cidadania criados por Franco Montoro, que foi governador de São Paulo entre 1983 e 1986. Os outros cinco são o da Mulher, da Comunidade Negra, da Pessoa Portadora de Deficiência, da Juventude e da Criança e do Adolescente. Os Conselhos estão vinculados à Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

A cerimônia de posse dos novos conselheiros teve um minuto de silêncio em memória da primeira dama Lucy Montoro, falecida há poucos dias num acidente de carro. O evento também contou com animação do grupo musical de chorinho, Bola Preta e da dupla sertaneja, Irmãs Galvão.