Todas escolas estaduais serão abertas nos fins de semana para atividades de lazer

Iniciativa também irá permitir a contratação de 25 mil monitores, que ganharão bolsa gratuita para cursar uma faculdade

seg, 26/05/2003 - 18h45 | Do Portal do Governo


Iniciativa também irá permitir a contratação de 25 mil monitores, que ganharão bolsa gratuita para cursar uma faculdade

Os estudantes que se formam no ensino médio das escolas estaduais terão a oportunidade de cursar uma faculdade gratuitamente. Metade da mensalidade será paga pelo Governo do Estado e a outra parte pela própria unidade de ensino. Inicialmente, foram abertas 25 mil vagas em todo o Estado. Em contrapartida, os alunos irão trabalhar nos fins de semana como monitores nas 6 mil escolas da rede estadual, por meio do Programa Escola da Família: Espaços da Paz.

O lançamento do Programa Escola da Família foi realizado nesta segunda-feira, dia 26, pelo governador Geraldo Alckmin. A proposta é abrir todas as escolas da rede nos sábados e domingos, a partir do segundo semestre deste ano. Nos locais, serão desenvolvidas atividades esportivas, culturais e de lazer.

As duas iniciativas simultâneas fazem parte de um grande projeto que vai além do setor educacional. Alckmin destacou que a abertura das escolas é uma medida de combate às causas da violência e da criminalidade. “A violência explode nos fins de semana. Com este Programa, todos terão uma atividade para praticar perto de casa. A comunidade fica melhor inserida no bairro”, afirmou.

Atualmente, cerca de seiscentas escolas já são abertas nos fins de semana, pelo Programa Parceiros do Futuro. A maioria delas está localizada em bairros da periferia da Capital, onde são praticadas diversas modalidades esportivas, que vão desde futebol, vôlei e basquete até capoeira e dança. Também são realizadas atividades culturais, computação, leitura e artesanato.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que em alguns bairros, onde havia problemas de violência e depredações, os índices caíram em até 80% após a abertura das escolas. Chalita também explicou que o Programa irá melhorar a Educação. Para ele, é importante levar a família dos estudantes para dentro das unidades de ensino. “Este é um dado básico do Programa. Muitas vezes os alunos não aprendem por falta de estímulo familiar e o simples fato dos pais perguntarem para os filhos o que eles fizeram na escola, já significa que eles dão valor para o ensino”, disse.

A apresentação do Programa, que conta com parceria do Instituto Ayrton Senna e da Unesco, foi feita na Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo, no bairro do Limão, Zona Oeste da Capital. A unidade já faz parte do Programa Parceiros do Futuro e é considerada uma escola modelo.

APAS 2003

Após o lançamento do Programa Escola da Família, Alckmin participou da abertura da 19ª Convenção e Feira Paulista de Supermercados – APAS 2003. O evento reúne,na Expo Center Norte,400 empresas expositoras e deve gerar negócios da ordem de R$ 2 bilhões. “É uma das maiores feiras do mundo, onde está representado o setor produtivo, que gera emprego e renda”, disse Alckmin.

O governador ressaltou que o Estado não tem de gerar emprego, mas dar condições para que a iniciativa privada o faça. “Por isso, ampliamos o Simples Paulista, que diminui os impostos das micro e pequenas empresas”, analisou, afirmando que a renúncia fiscal do Simples para o Estado é de R$ 80 milhões.

Rogério Vaquero


19ª Convenção e Feira Paulista de Supermercados

foto: Luiz Carlos Leite
19ª Convenção e Feira Paulista de Supermercados

foto: Luiz Carlos Leite
19ª Convenção e Feira Paulista de Supermercados

foto: Luiz Carlos Leite