Terras: Secretaria da Justiça recebe visita de especialista em Mediação de Conflitos

Lilian Mais de Morais Sales falou de sua experiência em comunidades do Ceará

seg, 27/09/2004 - 16h54 | Do Portal do Governo

O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadnia, José Jesus Cazetta recebeu, nesta segunda-feira, 27, a professora e advogada Lilian Maia de Morais Sales. O objetivo desta visita foi trocar informações sobre mediação de conflitos.

Lilian Morais Sales falou de sua experiência durante a implementação dos casos de mediação nas comunidades do Ceará, que teve início em 1999 e do acompanhamento a essas famílias.

A mediação trabalha os conflitos entre pessoas como algo natural na sociedade. Outro ponto positivo da mediação é a participação efetiva. O método estimula as partes envolvidas, fazendo com que elas discutam e reflitam sobre o conflito. “Muitas vezes, ao aprofundar no motivo da briga, encontramos o motivo real da discórdia. O ser humano é emotivo, por isso o conflito nunca é objetivo,” explica.

Lilian é mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, professora da Universidade de Fortaleza e diretora presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Ceara.

Autora de uma tese de doutorado e de vários textos sobre o tema, Lilian trabalha com capacitação de mediadores da Secretaria da Justiça e do Ministério Público do Ceara.

A advogada aproveitou sua passagem por São Paulo para falar da importância da criação de uma teia de comunicações entre os Estados e para ampliar discussões sobre a mediação.

A Secretaria da Justiça e da Defesa da cidadania conta com dois escritórios de mediação de conflitos instalados nos Centros de Integração da Cidadania e tem promovido a capacitação de Juízes de paz para a atuação como mediadores, contando, para isso, com o auxílio da especialista em resolução de conflitos na família, empresa e escola, Dr. Corinna Schabbel.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça
C.A.