Terras: Itesp leva agricultores à Feira da Água Branca

Objetivo é apresentar um panorama da comercialização de produtos orgânicos no Estado

qua, 19/05/2004 - 16h06 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, levará um grupo de produtores rurais assentados e quilombolas à Feira de Produtos Orgânicos da Água Branca, em São Paulo. O grupo é formado por 53 agricultores e 17 técnicos do Itesp, divididos em três turmas. As visitas estão marcadas para os dias 22 e 29 de maio e 6 de junho, sempre a partir das 8h30.

Essa atividade faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. O objetivo das visitas técnicas é apresentar aos beneficiários um panorama da comercialização de produtos orgânicos no Estado de São Paulo.

O fator decisivo para a escolha da Feira da Água Branca foi o fato de que muitos dos expositores são pequenos produtores, e o perfil das condições de trabalho e cultivo desses agricultores se aproxima à realidade dos assentados e quilombolas que participam do projeto do Itesp.

Cada visita deverá durar oito horas. Os beneficiários terão acompanhamento técnico durante todo o tempo, além de assistir a palestras. O conteúdo programático da visita foi dividido em duas categorias: Qualidade e Variedade de produtos e Comercialização.