Terras: Itesp entrega títulos no Vale do Ribeira

A Fundação Instituto de Terras é vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

seg, 19/05/2003 - 15h26 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entregou 54 títulos estaduais e 6 permissões de uso a moradores do município de Pariquera-Açu e outros 86 títulos rurais municipais a famílias de Eldorado, em um total de 1.090 hectares regularizados. As autorizações foram dadas no dia 15 de maio, beneficiando mais 146 famílias do Vale do Ribeira.

‘Já posso dormir tranqüilo. Agora tenho autonomia e vou trabalhar despreocupado’, disse o produtor José Carlos Fernandes, 62 anos, do bairro Alto, em Pariquera-Açu. Segundo ele, a tranquilidade gerada pelo recebimento do título influencia até no aumento da produtividade do lote, pois o agricultor se sente estimulado a trabalhar.

Para Carlos Nunes, do Bairro do Braço, em Eldorado, o título o deixa ‘mais seguro’. ‘Esse é um reconhecimento, pelo Governo do Estado, do esforço das famílias’, disse o Secretário-Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, José Jesus Cazetta Júnior.

O diretor-executivo do Itesp, Jonas Villas Bôas, lembrou às famílias que a regularização fundiária no Vale do Ribeira também vai ser acelerada pelo atendimento, pelo Tribunal de Justiça, da solicitação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de prioridade na distribuição de ações discriminatórias.