Terras: Assentados inauguram feira em Jaboticabal

A feira começa a funcionar a partir deste domingo, dia 19

qui, 16/12/2004 - 18h12 | Do Portal do Governo

A partir deste domingo, dia 19, a cidade de Jaboticabal passa a contar com uma feira da agricultura familiar. A iniciativa é da Associação A Terra Rica, que reúne produtores rurais do assentamento Córrego Rico.

Cerca de 20 assentados vão oferecer semanalmente à população frutas, verduras e legumes, além do palmito pupunha, um dos produtos de destaque do assentamento. Futuramente, a feira deve abrir espaço também para outros agricultores familiares da região.

Hoje em dia, os assentados percorrem uma distância de 30 quilômetros para escoar sua produção no município de Guariba, onde já existe uma feira livre aos domingos. Com a criação de um canal de comercialização em Jaboticabal, essa distância cai para apenas sete quilômetros.

A idéia de um espaço para a venda direta ao consumidor na cidade ganhou impulso com o bom resultado obtido no Jaboticabal Sustentável, um evento promovido pela prefeitura duas vezes por ano, em maio e setembro, para divulgar a produção sustentável de alimentos.

Segundo o técnico do Itesp José Amarante, os consumidores demonstraram nesses eventos que confiam nos produtos do assentamento. ‘Os produtos são confiáveis porque os assentados não utilizam defensivos agrícolas em larga escala em seus sistemas de produção’, explica.

São parceiros no projeto a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a prefeitura de Jaboticabal, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sindicato dos Empregados Rurais de Jaboticabal.

Local: Rua Armanda Correia Guimarães, 101, Jd. Alvorada, Jaboticabal (350 Km da capital).
Data: todos domingos, a partir do dia 19
Horário: das 7 às 12 horas.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça
C.A.