Termelétrica Nova Piratininga entra em funcionamento

A inauguração foi realizada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 04/07/2002 - 16h25 | Do Portal do Governo


O presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin inauguraram nesta quinta-feira, dia 4, a primeira fase da termelétrica Nova Piratininga, localizada no bairro de Pedreira, em Santo Amaro, Zona Sul da Capital. A usina vai operar com mais 200 MW de potência, em função da entrada em operação de duas turbinas movidas a gás natural. Atualmente, a capacidade instalada é de 470 MW e a usina é abastecida com óleo combustível. A Nova Piratininga será a primeira usina termelétrica do País a operar em ciclo combinado (gás e vapor). Quando estiver totalmente concluída, em 2003 produzindo 1.050 MW, se transformará na maior termelétrica em produção de energia no País.

A Piratininga é uma parceria entre a Petrobrás (60%), Empresa Metropolitana de Águas e Energia – Emae – (20%) e Fundação Petrobrás de Seguridade Social – Petros- (20%), com investimento total de US$ 300 milhões. O empreendimento faz parte do Programa Estratégico Emergencial de Termeletricidade do Governo Federal.

A Nova Piratininga terá capacidade para gerar 580 MW de energia a partir do gás natural até o primeiro semestre de 2003, quando as obras de ampliação e modernização estiverem concluídas. Os 580 MW de energia são suficientes para abastecer 3,2 milhões de residências. Nesta primeira fase, que foi inaugurada hoje e inclui a instalação de duas turbinas a gás, a usina passa a gerar mais 200MW. A segunda fase inclui mais duas turbinas, 200 MW e a previsão de entrega é para novembro deste ano. A terceira fase compreende quatro caldeiras recuperadoras de calor e interligação a duas turbinas a vapor da Emae, vai gerar 180MW, e estará funcionando a partir do 1º semestre de 2003. A obra da usina, ao final, terá gerado 500 empregos diretos e 2.500 indiretos.

O projeto de modernização, que deverá estar concluído no primeiro semestre de 2003, garantirá a substituição do óleo combustível por gás natural, a desativação das caldeiras atuais e a interligação das turbinas à vapor existentes com os novos equipamentos. A usina garantirá maior eficiência com a geração de energia por meio do ciclo combinado.

Além do aumento da produção de energia, o governador Geraldo Alckmin destacou os ganhos ambientais que o gás natural vai proporcionar. “Vai substituir o óleo diesel por energia limpa, que é o gás natural, que lançava enxofre no ar e quando chovia ficava uma chuva ácida por toda a região. Isto agora acabou”. Com esta nova opção de energia, fica-se menos dependente da chuva. “Quase toda a matriz energética brasileira era hidreelétrica, e se não chove as turbinas ficam paradas. Agora, temos outra opção importante que são as termeelétricas”, disse.

Outra alternativa citada foi a biomassa com a geração de energia por meio do bagaço de cana. “São Paulo tem o maior canavial do mundo ,e, já estamos com mais de mil MW de energia geradas através do bagaço de cana” .

Ele também citou outra parceria entre os governos federal e estadual para a limpeza do Rio Pinheiros. “Fazendo a limpeza do rio podemos bombear a água para a Represa Billings e para a usina de Henry Borden, gerando mais energia elétrica”, afirmou. Lembrou que esta usina tem capacidade para 870 MW e gera apenas 100 MW, e com os esforços dos dois governos para limpar o rio, despoluindo através de flotação, será possível bombear água e gerar a energia da Henry Borden. Durante a gestão Mário Covas foram acrescentados 3.000 MW em termos de hidreelétricas, incluindo Porto Primavera.
“Até outubro colocaremos a 13ª turbina de Porto Primavera e no começo do ano que vem a 14ª . E já temos licença ambiental para inúmeros empreendimentos privados na área de termelétricas em Cubatão, Pedernerias e este aqui que é uma parceria entre os governos federal e estatadual, disse.

O presidente Fernando Henrique fez um balanço dos investimentos que foram feitos nestes oito anos no setor energético no País. “A quantidade de novas fontes de energia que temos realizado é impressionante. O Brasil está construindo 24 hidrelétricas”. Citou a de Porto Primavera, que fica na cidade de Rosana, e de Tucuruí que está tendo sua capacidade dobrada, e quando estiver totalmente concluída vai gerar entre 8 a 8,5 mil MW para o País.

Fernando Henrique disse que a tradição do sistema energético brasileiro é de hidroeletrecidade e que mais de 90% de nossa energia é gerada com recursos renováveis. Afirmou que vai propor numa reunião que terá em Johannesburgo, na África do Sul, nos próximos meses, que os países do todo o mundo tenham pelo menos 10% de sua energia gerada por fontes renováveis. “Nós temos mais de 90%. Ontem eu estive com o presidente do México, Vicente Fox, e combinamos que vai haver uma ação coordenada de toda a América Latina. Hoje, vou a Argentina onde se reúnem os presidentes do Mercosul, articular uma posição latino-americana, no sentido de propor que haja pele menos 10% de energia que seja renovável”, falou.

“Aqui é o contrário. Nós precisamos ter pelo menos 10% de energia que não seja hídrica. Porque eventualmente, pode escassear água. Por isso, é prudente que tenhamos um seguro composto por uma complementação como o gás natural, energia eólica e biomassa”, disse.

O presidente disse que estas novas opções de energia são fundamentais para o país continuar crescendo com tranqüilidade, ficando menos sujeito aos imprevistos futuros. “Neste sentido esta inauguração é um marco porque é uma usina termelétrica que vai ser movida à gás, portanto vai reduzir a poluição. Vai ser uma produção de energia elétrica contínua e vai permitir o reaproveitamento do vapor”, explicou.

Valéria Cintra