Terceira Idade: Centro de Referência do Idoso do Mandaqui ganha sala de leitura

Inauguração será nesta quinta-feira, às 10h30

qui, 17/02/2005 - 9h42 | Do Portal do Governo

Em mais uma ação do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, o governador Geraldo Alckmin e os secretários Cláudia Costin, da Cultura, e Luiz Roberto Barradas Barata, da Saúde, inauguram nesta quinta-feira, às 10h30, mais uma sala de leitura na Capital. O novo espaço fica no Centro de Referência do Idoso, o MandaCRI, dentro do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na zona norte.

A sala tem um acervo de mil livros, dentre os quais volumes especialmente destinados para atender à demanda da terceira idade. Além disso, também haverá atividades culturais para incentivar os idosos a ler, como apresentações de contadores de “causos”.

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Hoje, apenas 23 não têm e até março a Secretaria cumpre a meta. Além disso, o programa abriu outras 47 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione.

A Sala de Leitura do Centro de Referência do Idoso do Mandaqui fica na rua Voluntários da Pátria, 4.301, zona norte da Capital.

Secretaria de Estado da Cultura – Assessoria de Imprensa

(LRK)