Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

seg, 27/05/2002 - 14h38 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Situação atual

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina deixando o tempo instável na região. No Sudeste, Centro-Oeste e maior parte do Nordeste, uma massa de ar seco atua dificultando a formação de nuvens. No decorrer da semana as condições de tempo não mudam no Estado de São Paulo.

No decorrer desta segunda-feira, a massa de ar seco continua atuando e dificulta a formação de nuvens em todas as áreas. Além disso, os ventos variam entre os quadrantes nordeste e leste, causando ligeira elevação nas temperaturas. No período da noite, a perda de calor para a atmosfera favorece o declínio nas temperaturas e causa a sensação térmica de frio.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira, dia 28
O declínio nas temperaturas no período da madrugada associada aos ventos fracos favorecem a formação de nevoeiros nas áreas de vale. No decorrer do dia, o sol predomina em todas as áreas deixando as temperaturas agradáveis na maior parte das regiões. A persistência de tempo seco eleva o potencial de queimadas em todas as áreas.

Quarta-feira, dia 29
Os modelos numéricos de previsão não indicam mudanças significativas no tempo. Dessa forma, persistem as condições de frio na madrugada e noite, com temperaturas agradáveis no período da tarde. Essas condições de tempo favorecem o acumulo de poluentes na baixa atmosfera, deixando a qualidade do ar reduzida.

Quinta-feira, dia 30
A massa de ar seco continua atuando na maior parte do país e o sol aparece desde cedo em todas as áreas do território paulista. Portanto, persistem as características de tempo típicas de outono com baixas temperaturas na madrugada e noite, com ligeira elevação no período da tarde.

Sexta-feira, dia 31
Na sexta-feira o tempo muda na faixa leste do Estado. No decorrer do dia, os ventos passam a soprar do quadrante sudeste deixando o tempo fechado sujeito a chuviscos no leste Paulista. No interior, persistem as condições de tempo seco dos últimos dias. Além disso, esses ventos favorecem a dispersão de poluentes causando alívio na qualidade do ar.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior