Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

sex, 17/05/2002 - 14h33 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Um novo sistema frontal atua no Uruguai e extremo sul do país. Além disso, uma área de baixa pressão deixa o tempo instável na faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul ao Paraná. Nas demais áreas ocorre variação de nuvens. No domingo, a umidade proveniente da Amazônia favorece a ocorrência de pancadas de chuvas em todas as áreas no decorrer do dia.

Nesta sexta-feira o tempo chuvoso no sul do país favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade nas faixas sul e leste do estado paulista. Em função disso, ocorrem pancadas de chuvas rápidas e isoladas acompanhadas de raios, trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes. Nas demais áreas do Estado o sol predomina e as temperaturas ficam elevadas.

Previsão para os próximos dias:

Sábado, dia 18
O sábado começa com tempo instável sujeito a chuvas na faixa leste do Estado, especialmente na faixa litorânea e Vale do Ribeira. Nas demais áreas, os ventos soprando do quadrante noroeste favorecem a dissipação das nuvens e a gradativa elevação nas temperaturas. Além disso, na metade leste do Estado ocorrem rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados.

Domingo, dia 19
O domingo começa com predomínio de sol na maior parte do Estado. No período da tarde, a umidade e o calor provenientes da Amazônia favorecem a ocorrência de chuvas, a começar pelo oeste do Estado e se deslocando pelas demais áreas no decorrer do dia. Essas chuvas são acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderadas a fortes em pontos isolados. Além disso, esses ventos causam a sensação térmica de abafado.

Segunda-feira, dia 20
Uma área de baixa pressão no oceano causa muitas nuvens no leste paulista com possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais áreas, o sol predomina, mantendo as temperaturas elevadas nessas áreas.

Terça-feira, dia 21
A área de baixa pressão ainda atua no Estado deixando o tempo chuvoso nas metades sul e leste desde cedo. Nas demais áreas, as condições de tempo variam entre poucas nuvens a nublado, sem previsão de chuvas significativas. As temperaturas ficam elevadas no interior e amenas na faixa leste.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: Cap. Fem. PM Eliane Nikoluk Scachetti