Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

ter, 12/03/2002 - 13h03 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise
Uma frente fria avança lentamente pelo Sul do país, como pode ser visto na imagem de satélite. No Estado de São Paulo predominam as condições típicas de verão, com sol e calor em todas as áreas. Na quinta-feira a frente fria se desloca pelo mar na altura do Estado e causa aumento de umidade, ocasionando chuvas na forma de pancadas em todas as áreas.


No decorrer desta tarde, a instabilidade atmosférica associada ao calor favorece a ocorrência de tempestades, de formação local, típicas de verão. Associado a isso, ocorrem raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos em pontos isolados. Há probabilidade de queda de granizo em pontos isolados.

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira, dia 13
A frente fria que atingiu o Sul do país desloca-se para o oceano. No Estado de São Paulo as condições de tempo variam entre sol e calor na parte da manhã a pancadas de chuvas típicas de verão, no final do dia.

Quinta-feira, dia 14
O deslocamento de uma frente fria pelo mar na altura do Estado favorece o aumento da umidade no continente. Assim, ocorrem fortes pancadas de chuvas de forma generalizada em todo o Sudeste brasileiro. Além disso, podem ocorrer fortes rajadas de ventos em pontos isolados. O aumento de nuvens e as chuvas amenizam o calor dos últimos dias, deixando as condições de tempo agradáveis.

Sexta-feira, dia 15
A frente fria atua pelo mar no norte de São Paulo. Dessa forma, os ventos passam a soprar do mar e favorecem a ocorrência de pancadas de chuvas, principalmente nas metades leste e norte do Estado paulista. As temperaturas permanecem elevadas, porém, a sensação térmica de abafado é amenizada pelas chuvas e variação de nebulosidade.

Sábado, dia 16
No decorrer do dia a umidade proveniente do mar deixa a nebulosidade variável na faixa leste do Estado. No interior paulista o sol predomina desde as primeiras horas do dia. Na parte da tarde, ocorrem pancadas de chuvas rápidas e isoladas típicas de verão na maior parte do Estado.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Chefe do CGE: Cap. Fem. PM Eliane Nikoluk Scachetti