Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 09/04/2003 - 12h58 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado


Análise do tempo atual
As imagens de satélite ilustram tempo estável com predomínio de sol entre as Regiões Sul e Sudeste. No estado de São Paulo a nebulosidade fica variável entre períodos de sol, sem registro de chuvas. Uma nova frente fria avança pelo Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul.

No decorrer do dia, áreas de instabilidade se deslocam por todo o Estado, ocasionando chuvas moderadas a fortes. As temperaturas sofrem ligeira elevação em todas as áreas. No período da noite, a aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável sujeito a pancadas de chuvas, especialmente entre o sul e oeste. Tais chuvas são acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos isoladas.

Previsão para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 10
O dia começa com tempo instável sujeito a chuvas, especialmente entre o sul e o leste do Estado. No período da tarde, a frente fria atinge o Vale do Ribeira e organiza muita nebulosidade, com previsão de chuvas em todas as áreas. Associado às chuvas, são previstas trovoadas e fortes rajadas de ventos. No decorrer da noite, o sistema frontal se desloca em direção ao Rio de Janeiro. Dessa forma, persistem as condições de chuvas em todas as regiões.

Sexta-feira, dia 11
No início do dia, a frente fria deixa São Paulo, porém, o tempo ainda fica instável na fronteira com Minas e Rio de Janeiro. Nas demais regiões, a previsão é de tempo nublado intercalado por períodos de sol. No decorrer da tarde, os ventos passam a soprar do quadrante sul trazendo ar mais seco e frio o que favorece a dissipação das nuvens. As temperaturas entram em gradativo declínio.

Sábado, dia 12
Tempo frio nesse final de semana. Uma massa de ar de origem polar, com ar frio e seco, atinge São Paulo e causa declínio nas temperaturas. As nuvens diminuem no decorrer do dia e o sol retorna a todas as áreas.

Domingo, dia 13
No domingo, a nebulosidade fica variável na faixa leste, cm períodos de sol à tarde. No interior, o tempo fica aberto desde cedo, favorecendo a gradativa elevação nas temperaturas. Persiste a sensação térmica de frio, especialmente no sul e no leste de São Paulo.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-Chefe do CGE: 1º Tenente PM Sylvestre Auricchio Filho

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)